Encontro Brasil-Alemanha é apresentado na Câmara de Joinville

Vereadores conheceram detalhes do evento que será realizado na cidade de 20 a 22 de setembro

Joinville, 23.6.2015 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, apresentou detalhes da programação do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) à Câmara de Vereadores de Joinville, nesta terça-feira (23). O evento será realizado de 20 a 22 de setembro, na Expoville, em Joinville. Aos vereadores, ele também falou do potencial econômico de Santa Catarina e destacou que as 50 mil indústrias do Estado empregam 805 mil trabalhadores. O setor responde por 33,7% do PIB catarinense.

Conforme Côrte, existe a expectativa de participação de 150 a 200 empresários da Alemanha no evento deste ano, o que seria um recorde, conforme informações da BDI, a confederação alemã da indústria, parceira da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da FIESC na organização do evento. “Queremos fazer um convite especial para que as pequenas e médias empresas catarinenses também participem do evento, aproveitando para fazer contatos com companhias alemãs, pois esta é uma oportunidade para iniciar o processo de internacionalização desse segmento de empresas, que atualmente ainda tem participação tímida no mercado internacional”, disse o presidente da FIESC, lembrando que no país europeu as pequenas e médias companhias têm cultura exportadora e tradição no comércio exterior.

A programação do evento prevê a realização de fóruns sobre inovação, bioeconomia e biotecnologia, digitalização da economia, desafios enfrentados pelas cidades, energia, infraestrutura e saúde. Além disso, estão programadas visitas a empresas e instituições na região.

A apresentação na Câmara de Vereadores integra o trabalho de divulgação em curso e complementa as ações de preparação para o Encontro, que incluíram, em setembro do ano passado, o lançamento do EEBA em Frankfurt e Hamburgo. Em abril último uma delegação catarinense esteve em Hannover e em Berlim para convidar os empresários alemães para o evento de setembro. Em maio, comitiva da entidade mobilizou industriais em Munique, Prien am Chiemsee e Nuremberg.

O EEBA, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Bundesverband der Deutchen Industrie (BDI), é realizado anualmente desde 1982 de forma alternada, sendo um ano no Brasil e outro na Alemanha. Neste ano, a CNI delegou à FIESC a organização, preparação, infraestrutura e as iniciativas para atrair visitantes alemães.

Ao promover debates sobre questões de interesse recíproco, o EEBA é considerado o evento mais importante da agenda bilateral. O encontro reunirá autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países. Santa Catarina sediou os encontros em 1994 (Florianópolis) e em 2007 (Blumenau).

Comércio: Em 2014, as exportações catarinenses à Alemanha totalizaram US$ 282 milhões. Os principais produtos embarcados foram carne de frango e motor elétrico. No período, as importações do Estado vindas do país europeu somaram US$ 1,02 bilhão. Os principais itens comprados foram automóveis, aparelhos de ressonância magnética e fármacos.

Mais informações no site www.cni.org.br/eeba