Em parceria com a Volkswagen, SENAI em Joinville revitaliza Centro Automotivo

Espaço recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões e é destinado a treinamentos da montadora e cursos do SENAI

Joinville, 14.8.17 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou oficialmente na noite desta segunda-feira, dia 14, a revitalização do Centro Automotivo do SENAI, localizado na unidade Sul da instituição (Avenida Cel. Procópio Gomes – bairro Bucarein). A renovação do ambiente contou com parceria da Volkswagen, que realizou a transferência, em regime de comodato, de equipamentos e veículos (itens que serão atualizados periodicamente), incluindo nove veículos, modelos Jetta, Golf, Amarok, Passat, Saveiro, Fox, Novo UP, Voyage e Tiguan. O espaço, de 510 metros quadrados, será utilizado para as aulas práticas dos cursos técnicos e de qualificação profissional da instituição e para os treinamentos dos diversos profissionais da rede de concessionárias da montadora da região Sul do Brasil. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, contextualizou a entrega da revitalização lembrando as mudanças qualitativas que ocorrem no mundo dos negócios e demandam constante adaptação. “Para as empresas, essas transformações impõem readequação da estrutura produtiva em ambientes concorrencialmente crescentes. Para os trabalhadores, o desafio está no acompanhamento das qualificações exigidas pelo mercado, seja na formação continuada ou na preparação para atividades específicas, o que impacta diretamente os jovens, que logo se tornarão a força motriz da atividade econômica”, afirmou. “É neste cenário que o Centro Automotivo Volkswagen, que consolida mais uma parceria do SENAI/SC com a indústria automotiva, se torna referência de solução inteligente ao desenvolvimento industrial”, completou.

O vice-presidente regional da FIESC Evair Oenning lembrou que a unidade Sul do SENAI em Joinville, que abriga o centro automotivo, foi aberta em 1945 e é a mais antiga em operação no Estado. Nos últimos anos o setor automotivo tem evoluído na representatividade econômica que tem na região, com a vinda de multinacionais como GM e BMW, incentivando o crescimento do setor e complementando a vocação regional para segmentos como motores e autopeças, disse Oenning.

O fato de 89% dos alunos formados pelo SENAI estarem empregados foi destacado pelo diretor regional da instituição, Jefferson de Oliveira Gomes. Ele lembrou que o SENAI já formou mais de 2,5 milhões de pessoas em Santa Catarina desde a sua fundação e que, no caso de Joinville, o total chega a 365 mil, o que tem elevada representatividade em relação às populações do Estado e do município. “Ano passado passaram 15 mil alunos pelo SENAI Joinville e 90% estão empregados”, afirmou, acrescentando ainda que a instituição hoje tem 74 unidades, mais que o dobro de poucos anos atrás.

O centro automotivo do SENAI Joinville vai beneficiar todo o Estado de Santa Catarina e também do Paraná, com rede de 123 concessionárias Volkswagen além dos alunos da instituição, disse o supervisor de treinamento da Academia Volkswagen, Favio Beccaría. “Para cumprir a meta vamos transferir conhecimento e capacitar docentes para que possam ser multiplicadores. Esse é o fruto da parceria”, destacou. O SENAI/SC executa, em média, 2 mil matrículas anuais na área automotiva, das quais 25% estão concentradas na região Norte-Nordeste do Estado. O Centro Automotivo Volkswagen de Joinville, se soma aos outros oito centros de treinamento regionais da empresa. A previsão é que seja utilizado mensalmente por 60 profissionais da rede de concessionárias e 180 estudantes do SENAI. O espaço será empregado nas aulas do curso técnico de manutenção automotiva e nos cursos de qualificação profissional – como os de pintura, eletricidade e mecânica automotiva, além de funilaria. O Centro Automotivo do SENAI Joinville mantém parcerias também com a Nissan, BMW e Eldorado Máquinas e Equipamentos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina