Em Concórdia, jovens participam de aula inaugural do Novos Caminhos

Programa atende adolescentes dos serviços de acolhimento do Estado

Florianópolis, 25.4.2018 – O SENAI de Concórdia, entidade da FIESC, recebeu nesta quarta-feira (25) jovens atendidos em serviços de acolhimento da região e que participarão do Programa Novos Caminhos. A iniciativa oferece capacitação profissional e encaminha os participantes para o mundo do trabalho. A aula inaugural foi acompanhada pelas jovens embaixadoras do Movimento Santa Catarina pela Educação, Ana Carolina Baretta e Lara Tozza Salante.

Durante todo o Programa Novos Caminhos os jovens participam de cursos de qualificação para o mercado de trabalho. “A aula inaugural tem como objetivo integrar os jovens que vão fazer parte do programa, pela primeira vez neste ano, com os jovens que estão no Programa há mais tempo” assinala a responsável técnica do SESI, Francine Grendene Ortigara. Para a interlocutora do Programa na região, Ellen Cristina de Melo, a iniciativa é uma forma de fomentar o interesse pelo saber. “A intenção é desenvolver atividades que os estimulem a aprender mais e que os façam refletir sobre as atividades propostas”, afirma. Atualmente, 15 jovens estão inseridos nas atividades.

O jovem Jeferson Luiz Rodrigues da Silva é um dos participantes do Novos Caminhos e hoje está empregado. “Essa oportunidade tem feito uma grande diferença na minha vida. Meus esforços estão sendo recompensados. Iniciei minhas atividades no programa em 2016 e atualmente estou trabalhando na farmácia do SESI. Tenho aprendido muito e tenho certeza que ainda terei muitas conquistas pela frente. Cada atividade nos proporciona uma nova experiência”, destacou Jeferson, que quer fazer curso técnico em Mecatrônica e cursar a faculdade de medicina.

“O Programa Novos Caminhos tem sido uma porta para que estes adolescentes tenham uma nova perspectiva para o futuro. Trata-se de uma esperança para esses jovens de terem mais oportunidades. Cabe a eles a escolha de entrarem ou não por essa porta”, pontuou o diretor do Fórum da Comarca de Concórdia, Samuel Andreis. Para o vice-presidente regional da FIESC, Álvaro Luis de Mendonça, a iniciativa desperta nos jovens o interesse pelo conhecimento e pela ascensão profissional. “O programa mostra que é possível sonhar com um futuro melhor. Neste contexto, a educação é o ponto de partida. Através dos estudos, dos cursos de qualificação, novos horizontes podem ser vislumbrados, com a abertura de novas portas e mais oportunidades”, observa Mendonça.

O Programa é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br