Design é alternativa para vencer a crise, diz Côrte, na abertura da Bienal

Presidente da FIESC participou da cerimônia oficial de abertura do evento, que segue até o dia 12 de julho, em Florianópolis

Florianópolis, 15.05.2015 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, afirmou que a crise se vence com muito trabalho, inovação e design. Ele participou da cerimônia oficial de abertura da 5ª Bienal Brasileira do Design Florianópolis 2015, na noite desta sexta-feira (15), em Florianópolis. “Santa Catarina não faltará ao País com o seu trabalho e os investimentos em inovação e design”, ressaltou ele.

“Algumas de nossas indústrias já perceberam a relevância e o diferencial do uso do design nos processos produtivos e de inovação, mas há espaço para ampliar ainda mais essa percepção e para o envolvimento de um maior número de empresas”, salientou Côrte em seu discurso. “Quanto mais for percebido que é pela inovação que podemos nos diferenciar e ganhar mercados qualificados, mais forte será a nossa indústria e a economia do nosso Estado e do País”, concluiu.

Em coletiva à imprensa, o curador da Bienal, Freddy Van Camp, disse que Santa Catarina tem uma história de design, da qual ele participou. “Desde os anos 1960, a indústria já procurava se informar e utilizar do design. Nos últimos anos, isso tem se intensificado. O número de cursos criados dos anos 1990 para cá corrobora o que estou dizendo”, afirmou, destacando que há interesse pelo design e há pessoas sendo formadas. “Há mercado, até porque a indústria catarinense é exportadora. Isso significa que o design já está sendo adotado como diferencial. O que a gente quer é que ele seja adotado de forma mais intensa. Não só pela indústria, mas também pelo usuário final, pelo público que se utiliza dele”, finalizou.

Nesta edição, o evento, que segue até o dia 12 de julho, tem como tema “Design para todos. “A Bienal está acontecendo. São sete exposições. Todos estamos trabalhando pelo design. Celebrem junto com a gente. É isso que queremos”, afirmou a coordenadora executiva da Bienal, Roselie Lemos.

Veja a programação completa da Bienal no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br

Conheça a edição especial sobre design da revista E-Tech – Tecnologias para a Competitividade Industrial, editada pelo SENAI/SC. Clique aqui ou acesse o site www.sc.senai.br/etech

Assessoria de imprensa da FIESC
imprensa@fiescnet.com.br