Chapecó ampliará projeto que estimula habilidades socioemocionais

Ação realizada no município visa a desenvolver competências essenciais para o mundo do trabalho

Florianópolis, 28.11.2017 – O grupo gestor do projeto Desenvolvendo e Avaliando a Criatividade e o Pensamento Crítico, composto pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no âmbito do Movimento Santa Catarina pela Educação, SENAI Chapecó, Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, Gerência Regional de Educação de Chapecó e Instituto Ayrton Senna, se reuniu nessa segunda-feira (27) para avaliar o ano e projetar ações para 2018.

De acordo com o conselheiro do Movimento e diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, os resultados do são satisfatórios. Ele adiantou que o Instituto vai elaborar uma proposta para eventual ampliação das competências no projeto que, posteriormente, serão avaliadas pela rede municipal de Educação de Chapecó, rede estadual e Sistema S. Em 2018, será dada continuidade à capacitação dos professores.

Ramos enfatizou que as competências socioemocionais são importantes para as necessidades do século 21 e precisam ser incorporadas ao ensino. “Pesquisas mostram que quando é oferecida educação integral os impactos na aprendizagem são bastante significativos”, frisou.

Para o diretor técnico do SENAI/SC Maurício Cappra Pauletti, os resultados do projeto foram positivos. “Percebemos motivação dos alunos que estão engajados na proposta. Os professores também fazem avaliação positiva da metodologia. Nossa intenção agora é expandir para outras unidades do SENAI que tenham ensino médio”, afirmou. Em Chapecó, foram capacitados 14 professores e foram atingidos 190 alunos.

O assessor executivo do Movimento, Antônio Caradorre, destacou que, além do projeto, também há outros resultados positivos a serem celebrados. Quando o Movimento iniciou, em 2012, menos de 50% dos trabalhadores da indústria tinham educação básica completa. Atualmente, esse índice passou para 59%, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). “Esse é um dado que caminha em paralelo à movimentação feita com as secretarias municipais e o Estado”, destacou, acrescentando que 65% dos jovens de hoje atuarão em profissões que ainda não existem.

Estiveram presentes no encontro o conselheiro do Movimento e diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, a diretora do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras, a secretária de Educação de Chapecó, Sandra Galera, o diretor-executivo do Movimento, Antônio José  Carradore, o diretor técnico do SENAI/SC Maurício Cappra Pauletti e representantes das instituições envolvidas.

O projeto – Desde 2015, o Instituto Ayrton Senna realiza o projeto em algumas escolas da rede municipal de Chapecó, da rede estadual na região e do SENAI no município. Ele é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, por meio da capacitação de professores de diferentes disciplinas que, ao aderir à proposta, passam por formações específicas e utilizam metodologias próprias ao longo do ano letivo, com autonomia para identificar o melhor momento para as ações dentro de suas aulas. O projeto está inserido no âmbito de uma parceria do Instituto com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e prevê mapeamento e compartilhamento de boas práticas. Santa Catarina foi contemplada com o projeto-piloto por intermédio do Conselho de Governança do Movimento SC pela Educação.

A iniciativa tem como premissa desenvolver as competências de criatividade e o pensamento crítico entre os participantes, por meio de um instrumento formulado pelos próprios professores, em conjunto com a equipe do projeto, que ajudam a fortalecer a atuação dos professores e o autoconhecimento dos estudantes. No total, cerca de 4 mil alunos e 131 professores estiveram envolvidos com a proposta.

Em agosto deste ano, o presidente da FIESC Glauco José Côrte,  a presidente do Instituto Ayrton Senna Viviane Senna, o governador do Estado Raimundo Colombo, o secretário de Educação Eduardo Deschamps e  o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, assinaram termo de compromisso que amplia a oferta de educação integral no Estado – que consiste na formação completa do estudante, tanto de competências cognitivas como socioemocionais. No município, a iniciativa passou a ser lei, a partir de proposição da Câmara Regional do Movimento SC pela Educação.

Com informações da MB Comunicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina