Catarinenses se classificam para etapa nacional de torneio de robótica

Competição será realizada em Brasília de 13 a 15 de março de 2015 e reunirá 60 equipes de todo o País

Florianópolis, 22.12.2014 – Catarinenses representarão a região Sul na etapa nacional do torneio de robótica First Lego League (FLL). Os estudantes, que pertencem ao SESI de Joinville, participaram da seletiva regional realizada em Porto Alegre nos dias 19 e 20 de dezembro.  No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). O SESI/SC é uma entidade da FIESC.

Nathan Baessa, 15 anos, integra a equipe de Joinville classificada para a etapa nacional e estuda robótica desde 2013. “Comecei a fazer o curso por incentivo do meu pai que trabalha na Tupy. Precisamos aprender com o mundo que está ficando muito tecnológico. Quero fazer mecatrônica no futuro e o estudo da robótica está me trazendo experiência e novos conhecimentos”, conta. “Vim para o Torneio com a expectativa de conquistar uma vaga para Brasília, mas foi uma grande surpresa atingir esse objetivo”, completa o jovem.

Além dos alunos de Joinville, estudantes do SESI Escola de Brusque se destacaram pelo projeto de pesquisa. Eles estão trabalhando no projeto de um aplicativo que substitua o caderno em papel. A ideia é que os alunos possam estudar as disciplinas de forma mais interativa. Júlia Sbardelatti, 12 anos, integrante da equipe reconhecida pelo melhor projeto de pesquisa, começou a estudar robótica porque sempre gostou de ‘montar coisas’. “Sempre gostei de inventar, resolver desafios. Participar do torneio foi uma oportunidade única”, afirma. O próximo passo é buscar apoio de profissionais para construir a ferramenta.

As escolas do SESI utilizam desde 2012 equipamentos, dispositivos e recursos do Lego. Segundo o superintendente do SESI/SC, Fabrízio Machado Pereira, a partir do próximo ano a robótica será introduzida como recurso para a formação dos trabalhadores, por meio da educação continuada e da educação de jovens e adultos, inclusive na disciplina de física. “O tema tem forte conexão com a nossa proposta pedagógica. Queremos despertar o interesse pelas áreas como engenharia, matemática, ciências e tecnologia”, salienta.

O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Na prática, o desafio desta edição é demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar seus projetos de pesquisa. Usando peças de lego, os jovens participarão do desafio de criar um robô e serão avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

O Torneio de Robótica é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Cada grupo é composto de no mínimo 4 e no máximo 10 participantes. O vencedor da etapa nacional garante vaga no World Festival que acontece nos Estados Unidos. A competição vai ser realizada em abril de 2015, na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo. A próxima edição do FLL (2015-2016 ) terá como tema a reciclagem.

Elida Hack Ruivo
Federação das Indústrias de Santa Catarina