Blumenau recebe seletivas do mundial de educação profissional

17 competidores, entre eles a catarinense Maria Julia Dassoler, disputam uma vaga em Tecnologia da Moda para a competição internacional que será realizada em Abu Dhabi no próximo ano

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Blumenau, 27.07.2016 – Maria Julia Dassoler, de Criciúma, está entre os 17 competidores que nesta semana disputam uma vaga para o mundial de profissões, a WorldSkills Competition, que será realizado em Abu Dhabi no próximo ano. A jovem reconhece a importância da educação profissional na formação acadêmica e destaca como um dos fatores positivos dessa escolha o conhecimento que adquiriu dentro da indústria. “É importante passar por todas as etapas de formação, fiz aprendizagem industrial antes da faculdade para ter uma ideia de como funciona a indústria da moda. Assim, compreendo melhor os conhecimentos repassados na graduação”, analisa a estudante que se diz pronta para encarar o mercado de trabalho. Ela quer garantir a vaga brasileira em Tecnologia da Moda, cuja prova é realizada em Blumenau. Nesta semana, outros oito estudantes do SENAI/SC disputam vagas em suas ocupações, em diversas cidades do País.

Esse profissional completo, capaz de atender às demandas da indústria, se moldar às exigências impostas pelo avanço tecnológico e de demonstrar habilidades e competências características de suas funções é o perfil dos estudantes que enfrentam as seletivas para a WorldSkills. “Está sendo incrível participar dessa competição porque eu estou aprendendo muito. Durante todo o meu treinamento tive vários professores à disposição para me ajudar. Meu crescimento foi enorme, tanto profissional quanto pessoal. É uma prova que mexe bastante com o nosso psicológico. Eu nem sabia que tinha essa capacidade de autocontrole”, revela Maria Julia.

Nesta quarta-feira (27), eles enfrentaram o desafio de desenhar, modelar e costurar um blazer com bolsos, gola, forro, caseado à mão e com 60 centímetros de comprimento. “Santa Catarina destaca-se no cenário nacional por sua caraterística inovadora”, explica a professora do SENAI e avaliadora catarinense da ocupação, Vitória Prado dos Santos. “Temos uma indústria forte neste segmento e o treinamento que os estudantes recebem para participar da competição resultam num profissional mais preparado para o mundo do trabalho”, ressalta.

Outros alunos do SENAI/SC estão realizando provas em outros Estados ao longo desta semana. De Joinville, Jackson Pereira Leite (em Tornearia CNC) e Rodrigo Keller (Fresagem CNC) foi a São José dos Campos–SP. De Blumenau, Danielle Cristine Rodrigues foi a João Pessoa-PB disputar em Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, enquanto Matheus Henrique Seibt participa em Sistema de Construção Dry Wall, na cidade de Manaus–AM. O estudante do SENAI de Lages Vagner Silva foi a Aracaju-SE, disputar em Desenho Assistido por Computador – CAD. Da cidade de São José, Odair Perazza Junior participa em Eletrônica Industrial, em Fortaleza-CE.

A prova em Blumenau prossegue até sexta, 29. No total, 30 estudantes do SENAI/SC e 10 do IFSC buscam vagas para a WorldSkills do ano que vem. As competições começaram em 4 de julho e vão até 12 de agosto, a cada semana envolvendo um grupo diferente de profissões. Santa Catarina volta a sediar provas de 8 a 12 de agosto, em Florianópolis, onde estarão em disputa as ocupações de Manutenção Aeronáutica e Administração de Sistemas de Redes.

Os competidores do SENAI/SC desta semana (de 25 a 29 de julho)

Blumenau
Danielle Cristine Rodrigues, na ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos (prova em: João Pessoa – PB)
Matheus Henrique Seibt, em Sistema de Construção Dry Wall (prova em: Manaus – AM)