Resultados com potencial de execução serão apresentados à prefeitura, durante seminário no “Julho Laranja - mês de prevenção a desastres naturais”
Florianópolis, 04.5.2018 – Estudantes do curso de Engenharia Mecânica do SENAI em Blumenau realizam, neste sábado, dia 5, visita técnica orientada a três diques de contenção de ribeirões instalados no município (nos bairros Fortaleza, Vila Nova e Santa Ephigênia). Com supervisão da Defesa Civil e dos docentes do curso, a saída a campo tem o propósito de levantar informações para projetos que os estudantes estão desenvolvendo, como forma de aplicar na prática os conteúdos das aulas. Após visita deste sábado, as equipes elaborarão os projetos ao longo do semestre e a apresentação final será realizada nos dias 27 e 28 de junho, e as propostas com potencial de execução serão apresentadas no seminário técnico no "Julho Laranja - mês de prevenção a desastres naturais", promovido pela Prefeitura. As Faculdades de Tecnologia do SENAI/SC iniciaram cursos de engenharia em 2018, com turmas também em Joinville e em Jaraguá do Sul.
 
O objetivo do projeto é contribuir com propostas de prevenção de desastres naturais no município de Blumenau e também desenvolver no acadêmico as competências, habilidades e atitudes coerentes na solução de problemas reais. A ênfase em atividades práticas é um dos focos do modelo educacional do SENAI, num processo estruturado e sistematizado, de maneira a atender necessidades da indústria ou da comunidade. Assim, em março, as equipes receberam o problema contextualizado e fizeram uma validação de ideias para uma banca de professores e equipe da Defesa Civil. Os futuros engenheiros deverão apresentar soluções e melhorias para a limpeza dos três diques de contenção de ribeirões de Blumenau.
 
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina