Opinião: Exemplos que contagiam

Confira artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado nos jornais Diário Catarinense e A Notícia nesta quarta-feira, dia 22 de julho

A data: 8 de julho de 2015. O local: sala dos Conselhos da FIESC, onde normalmente são discutidas as principais questões ligadas à competitividade da indústria. Os presentes: predominantemente profissionais ligados à educação. A reunião: Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação. Nesse ambiente, dois jovens, Samuel da Silva, de 14 anos, e Luana Machado, de 19, encheram os participantes de esperança quanto à possibilidade de transformar a realidade da educação.

A partir do relato de suas experiências pessoais,  ambos  deram depoimentos emocionantes  sobre como a educação  está transformando e redirecionando suas vidas.  Confirmaram o que as pesquisas já  indicavam: os jovens estão preocupados com a qualidade da educação que recebem. Não  se conformam mais com a mesmice.

Samuel e Luana são dois dos 32 jovens embaixadores  do Movimento, que passa a contar com 16 Câmaras Regionais, lideradas pelos vice-presidentes da FIESC e  integradas por diretores de escolas, secretários de educação e representantes de  entidades organizadas. Essas Câmaras avaliarão as carências locais e proporão soluções. Se em cada Região tivermos 100 pessoas comprometidas com a causa da educação,  mudaremos a história da educação em Sana Catarina.

Muitos, talvez, perguntem se é papel da indústria e de suas entidades representativas ser protagonistas desse processo. Estou convicto de que sim. O Movimento foi lançado a partir da constatação de que o nível de qualificação do trabalhador é um dos principais entraves à competitividade. A educação de qualidade é a única forma de sairmos de ciclos de crescimento que não se sustentam para uma condição de desenvolvimento constante no longo prazo. Afinal, a educação induz um ciclo virtuoso, pois o trabalhador qualificado ajuda a indústria a inovar e a ser mais competitiva; a indústria, por sua vez,  tem condições de remunerar melhor o trabalhador e de abrir novas vagas de trabalho e, assim, toda a sociedade colhe os frutos do desenvolvimento.