Workshop sobre certificação socioambiental é realizado em Blumenau

Encontro, promovido pela FIESC em conjunto com a ALESC, qualifica representantes de empresas interessadas em reconhecimento na área

Florianópolis, 17.08.2016 – Nesta quarta-feira (17) foi a vez da cidade de Blumenau receber o workshop sobre Certificação de Responsabilidade Social. O encontro, realizado no Auditório do Sesi, teve o objetivo de qualificar representantes de empresas e entidades sem fins lucrativos, interessadas em participar da sexta edição do programa promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com outras 15 entidades.

O workshop faz parte de um ciclo de encontros e aborda os critérios para inscrição na certificação, além de explicar como construir um balanço socioambiental (BSA). O documento é peça fundamental no processo de certificação e o seu preenchimento é eletrônico pela internet. "É através desta publicação e da busca por uma comunicação transparente e ética do que realmente é feito pela instituição que podemos avaliar e destacar as boas práticas no estado", justificou Elisângela Weigel Schappo, membro da Comissão Mista de Certificação Socioambiental.

Em sua exposição, Elisângela destacou o BSA como um instrumento de comunicação e educação com um alcance que vai além da área de influência das organizações. "A partir deste documento cria-se um mecanismo de comunicação com a comunidade para mostrar todas as boas práticas e o que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos. Ele também é um instrumento de gestão, capaz de mostrar indicadores para os gestores, colaboradores e a comunidade do que está indo bem e o que pode ser melhorado".

O evento, promovido pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social e realização da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), também contou com a apresentação do Instituto Senai de Tecnologia Ambiental. Rodrigo Afonso de Bortoli, gerente técnico do instituto, esclareceu de que forma as empresas podem beneficiar-se da assessoria prestada pela instituição.

"Este serviço foi constituído para atender as demandas, em relação ao meio ambiente, das indústrias e da comunidade. Nós assessoramos desde a parte de monitoramento de emissões de poluentes, até questões que envolvem inovação, pesquisa e gestão ambiental." O objetivo do instituto, de acordo com Bortoli, é prestar um atendimento que permita às indústrias e empresas em geral ficarem em conformidade com a legislação ambiental.

O técnico destacou que, além da conformação legal, o serviço prestado também diz respeito ao próprio negócio. Ele citou como exemplos o reaproveitamento de resíduos, a reciclagem e o reuso de água. "Estas ações representam um benefício ambiental, social e econômico para as indústrias."

Na programação, o próximo workshop será em Lages, no dia 25. A atividade de qualificação já foi realizada em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Ituporanga.

Os próximos workshops ocorrem em Lages, no dia 25 de agosto, e Caçador no dia 30 de agosto.

A certificação

A Certificação de Responsabilidade Social foi instituída em 2004 pela Lei 12.918 de 23 de janeiro, com o objetivo de reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina na promoção do bem-estar da sociedade e na preservação ambiental. Empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista e entidades que tenham publicado balanço socioambiental de 2015 podem fazer a inscrição gratuitamente no site da comissão organizadora até o dia 12 de setembro.

O certificado é concedido a todas as organizações inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC premia duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social. Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação.

Contato

Comissão de Assessoramento à Comissão Mista 2016: (048) 3221.2919. E-mail: rsocial@alesc.sc.gov.br

Com informações da assessoria de imprensa da ALESC.