Volta da CPMF é retrocesso e agrava a crise, avalia FIESC

Para a entidade e para CNI, elevar os impostos vai na contramão do mundo, enquanto outros países reduzem a carga tributária para aumentar a competitividade de suas economias

Florianópolis, 27.8.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliam como "absurda" a proposta que vem sendo analisada pelo governo de reeditar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O retorno do tributo, extinto em 2007, vai aumentar custos e tirar ainda mais a competitividade do setor produtivo, o que pode fazer subir o desemprego no País. A elevação da carga tributária, que passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), vai na contramão do mundo, que reduz juros e impostos para tornar suas economias mais competitivas. A FIESC e a CNI defendem que a retomada do equilíbrio das contas do País deve ser feito pelo corte de gastos públicos, e não pelo aumento de impostos.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a volta do tributo é um retrocesso. “Se essa proposta se efetivar, será mais um obstáculo à retomada do crescimento no País. Todas as medidas que o governo tomou até agora estão travando a economia”, avalia. “O setor produtivo precisa reagir e não pode aceitar a volta da CPMF. Uma medida após a outra, o governo está colocando obstáculos à retomada da economia, quando o que precisamos é de uma agenda positiva, que promova o crescimento e os investimentos. O governo precisa lembrar da legião de desempregados. Vamos agravar mais esse quadro?", questiona Côrte.

Ao reintroduzir mais uma fonte de cumulação de impostos, o Brasil se distancia do objetivo de aperfeiçoar seu sistema tributário e cria um paradoxo. De um lado, anuncia reformas para eliminar disfunções do PIS/Cofins e ICMS e, de outro, propõe uma nova distorção.

"Somos completamente contrários a reedição da CPMF e qualquer tipo de elevação da carga tributária. Vamos lutar contra porque pesa no bolso de toda a sociedade. Precisamos de corte de gastos públicos para retomar o equilíbrio das contas públicas e não de aumento de impostos", afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Para ele, a CPMF é de má qualidade e incide de forma cumulativa na cadeia produtiva.

A FIESC e a CNI consideram que é essencial estabelecer as condições para a retomada do crescimento sustentável, que deve se fundamentar em uma política fiscal austera, com revisão das decisões que provocam aumento de gastos, e na adoção de medidas em favor da competitividade para estimular o investimento. Isso reduziria o custo do ajuste para empresas e consumidores em médio e longo prazos, além de permitir a gradual recuperação da atividade econômica.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina