Videira recebe unidade do SESI revitalizada

Instalação beneficia trabalhadores das indústrias da região com serviços de educação, saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde

Videira, 31.08.2016 – A FIESC realizou na tarde desta quarta-feira (31) a solenidade de entrega de revitalização da unidade do SESI em Videira, ampliando o atendimento aos trabalhadores da região Centro-Norte do Estado. Cerca de R$ 1,7 milhão foram investidos na instalação que, com 3,2 mil metros quadrados, oferece serviços nas áreas de educação, saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde.

Na área de educação infantil a unidade revitalizou todas as salas de aulas, recebeu um refeitório, uma sala de professores, brinquedoteca e sala de informática. O espaço para educação de jovens e adultos agora conta com secretaria, recepção, três salas com divisórias automatizadas, banheiros para pessoas com deficiência, além de um elevador. Na área de saúde e segurança no trabalho, a sala de odontologia e a recepção foram ampliadas, foram entregues uma sala de videoconferência, uma sala de vacinas e revitalizados os consultórios médicos, de fonoaudiologia e enfermagem. Na promoção da saúde foram reformados os vestiários, o ginásio foi adequado conforme normas de segurança e o depósito para equipamentos foi ampliado. A estrutura ainda teve o estacionamento expandido para 50 vagas para veículos, além de um espaço exclusivo para motos e bicicletas.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que a entrega da unidade é uma retribuição que a Federação, por meio do SESI, dá à região, pela contribuição e apoio que recebe da indústria regional. “É o cumprimento de um dever: atender com o melhor serviço possível. Dizemos sempre que mais importante que a obra física são as pessoas, pois é pelas crianças, jovens e trabalhadores que fazemos os investimentos em educação, que procuramos elevar o nível de escolaridade do trabalhador e que investimos na saúde e segurança. Assim criamos as condições necessárias para a competitividade da indústria”, acrescentou.

As entidades da FIESC, lembrou Côrte, pertencem à indústria. Ele homenageou o trabalho realizado pelos industriais catarinenses, dizendo que são exemplo para o Brasil. “Mesmo com as dificuldades decorrentes de quase três anos de uma das mais duradouras recessões do País, eles se empenham para ajudar o Brasil a sair mais rapidamente dessa condição. Por isso a indústria de transformação de Santa Catarina é a segunda que mais gerou emprego no País em 2016”, afirmou.

“A educação infantil oferecida no SESI de Videira tem padrão de escola particular de grandes centros”, disse o vice-presidente regional da FIESC Gilberto Seleme, reforçando também a prioridade dada à qualidade dos serviços prestados e acrescentando que o SESI Videira é referência para a comunidade. O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira destacou o papel dos industriais daqui para frente. “Estes espaços precisam ser utilizados com a máxima capacidade. Peço o apoio dos empresários da região nesse sentido. São estruturas feitas com esmero para fazermos um trabalho importante para sociedade: a educação das crianças e trabalhadores e a promoção da saúde e da cidadania”, disse.

O prefeito de Videira, Wilmar Carelli, disse que acompanha pela imprensa o trabalho de Côrte e que ele “tem feito escola”. “Está fazendo a diferença como presidente da FIESC”, disse, citando a entrega da obra como um exemplo e chamando a atenção para a prioridade que a gestão da FIESC deu à educação.

O SESI em Videira atua nas áreas de educação de jovens e adultos, educação infantil, educação continuada, farmácia, alimentação, odontologia, vacinas, saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde. Neste ano, a unidade registrou mais de 6 mil atendimentos em exames médicos, 9,5 mil procedimentos odontológicos e realiza 7 mil atendimentos por meio da ginástica laboral. Além disso, conta com 804 alunos matriculados na educação de jovens e adultos, 147 crianças na educação infantil e outras 4 mil matrículas na educação continuada.

História - O SESI iniciou suas atividades em Videira em janeiro de 1978, com tratativas para a construção de um Centro Social no mandato do prefeito Tadeu José Comerlatto. Em 1985, no mandato do prefeito Gabriel Bogoni, foi adquirida da empresa Perdigão uma área para futura doação ao SESI. No início, as unidades do SESI de Joaçaba, Concórdia, Caçador e Videira funcionavam em espaços locados. Em Videira iniciou suas atividades em uma casa no centro da cidade, na rua XV de Novembro. Em 1989 foi inaugurada a atual estrutura. O padrinho da unidade do SESI em Videira foi o empresário Saul Brandalise.

Atuação do SESI em SC - O SESI/SC atendeu em 2015 mais de 400 mil trabalhadores da indústria em todo o Estado. Presente em 259 municípios, a entidade foca suas ações em saúde, promove ambientes de trabalho seguros na indústria e estimula a adoção de um estilo de vida saudável pelos industriários. Também contribui para a melhoria da escolaridade e o desenvolvimento de trabalhadores e lideranças para a indústria catarinense.

A entidade reforça seu posicionamento como agente promotor da saúde para os trabalhadores, apoiando a indústria e oferecendo serviços e soluções em saúde, alimentação, farmácia e esporte. Sua ampla estrutura de atendimento inclui 11 clínicas médicas, 1 centro de promoção da saúde do trabalhador, 75 farmácias, 94 unidades de alimentação, 63 unidades escolares (sendo 14 móveis) e 58 unidades móveis na área da saúde.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224