Victor Fontana é o protagonista da nova edição do Projeto Histórias da Indústria, da FIESC

Aos 99 anos, o empresário e político foi um dos responsáveis pela revolução no agronegócio do Estado.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica completa

Florianópolis, 29.4.2016 – A nova edição do programa Histórias da Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), conta a trajetória de Victor Fontana. O engenheiro químico teve papel decisivo na modernização do setor agroindustrial em Santa Catarina. O audiovisual, produzido pela TV Indústria SC, foi lançado na reunião de diretoria da Federação, na sexta-feira (29), em Florianópolis.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que para a indústria de Santa Catarina é uma honra ter o nome de Victor Fontana na galeria das grandes personalidades que fizeram a indústria no Estado. “O doutor Victor tem esse mérito de ter contribuído para a nossa agroindústria, com seus conhecimentos e suas iniciativas. Além disso, teve uma vida política intensa, inclusive como vice-governador do Estado. Portanto, lhe transmito a homenagem da indústria que, como o senhor mesmo disse, lhe acolheu aqui, mas que deve muito de seu desenvolvimento e da sua diferenciação em relação a outros Estados ao seu trabalho”, afirmou.

“Estou me aproximando dos cem anos em julho e vou chegar bem. Vocês não podem imaginar a minha satisfação de estar aqui hoje. Santa Catarina me deu tudo, inclusive a possibilidade de progredir pessoalmente, que significa fazer alguma coisa em benefício da comunidade. E isso eu consegui. Tenho a satisfação de estar com vocês, industriais de Santa Catarina”, declarou Fontana.

Victor começou a trabalhar aos 11 anos como caixeiro de um armazém em Santa Catarina. Aos 14, passou em um concurso para telegrafista da estrada de ferro em Uruguaiana. Estudou em Porto Alegre e se formou em engenharia química em 1947, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após a formatura, foi convidado pelo seu tio Atílio Fontana a trabalhar na empresa até então pequena que ele tinha fundado, a Sadia. Como Diretor Técnico, Victor implantou métodos modernos de criação de suínos, como o sistema integrado (agricultor + empresa), que foi o início da grande transformação no agronegócio em SC, por meio de pesquisas aplicadas na Sadia.

Além de inovar no agronegócio, Fontana também foi secretário da Agricultura, onde criou a Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária, a EMPASC. Foi também deputado federal, vice-governador na gestão de Esperidião Amin, deputado constituinte e conselheiro da República.

Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Victor é diplomado em engenharia química. Foi engenheiro, diretor industrial e membro do conselho administrativo da empresa Sadia, deputado federal por dois mandatos, na 46ª legislatura (1979 —1983) e na 48ª legislatura (1987 —1991) e vice-governador de Santa Catarina no governo de Esperidião Amin, de 15 de março de 1983 a 15 de março de 1987.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080