SESI entrega biblioteca na Serra catarinense

Unidade atenderá trabalhadores da Klabin e comunidade de Otacílio Costa

Otacílio Costa, 15.06.2016 – O SESI, entidade da FIESC, entregou nesta quarta-feira (15) a 13ª biblioteca em Santa Catarina do programa Indústria do Conhecimento, na Klabin, em Otacílio Costa. Com 100 metros quadrados, a unidade disponibiliza aos trabalhadores e comunidade um centro multimídia com nove computadores, um acervo com cerca de 1,5 mil títulos, incluindo livros acadêmicos, de literatura em geral, literatura infantil e infanto-juvenil, jornais, periódicos, DVDs e gibis.

A entrega da unidade é um momento histórico, ressaltou o vice-presidente regional da FIESC Israel Marcon, lembrando que a iniciativa está no foco do Movimento Santa Catarina pela Educação, lançado pela FIESC em 2012. “É uma iniciativa que está chamando a atenção de outros Estados do País, por meio do qual queremos influenciar positivamente a qualidade da educação para os trabalhadores, seus filhos e para a comunidade”, disse Marcon. “Este ato de entrega mostra que, com boa vontade, é possível realizar parcerias com resultados positivos. Assim teremos trabalhadores felizes nas suas funções, que serão executadas com mais satisfação. É algo que se transfere para toda a comunidade”, completou.

O gerente industrial da Klabin, Josué Vargas, ressaltou a parceria tripartite, envolvendo SESI, prefeitura e a empresa para viabilizar o projeto. “Vamos transformar informação em conhecimento. Quem lê faz isso”, disse, acrescentando que a leitura permite mudar situações, desbravar e conquistar novos mundos. “Os números do Ideb são preocupantes e temos muitos jovens no caminho do analfabetismo funcional”, afirmou, destacando o papel da unidade da Indústria do Conhecimento para começar a mudar essa realidade. ”Quando se deseja transformar homens em donos do saber, a leitura tem papel fundamental”, afirmou.

A parceria dos setores público e privado, além do terceiro setor, foi apontada pelo superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, como pré-requisito para mudar estatísticas preocupantes como as do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA, na sigla em inglês), nas quais os estudantes brasileiros, entre 65 países, estão na posição 58 e matemática, 59 em ciências e 55 em capacidade de leitura. “São dados que nos angustiam. É uma realidade que precisamos mudar”, disse, enaltecendo a preocupação da Klabin com o desenvolvimento humano, saúde e educação, para os trabalhadores e familiares, como um exemplo para iniciar essa transformação. “É um exemplo a ser seguido. Esta parceria com a prefeitura e a Klabin nos orgulha porque estamos todos focados no desenvolvimento de competências não só para o mundo do trabalho, mas para a cidadania, que é o objetivo de um empreendimento como este”, salientou o superintendente do SESI/SC.

O estímulo à leitura não ficará apenas na entrega da biblioteca, assegurou o prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, que assumiu o compromisso de realizar campanhas de incentivo voltadas às escolas e também ao público adulto. “Certa vez, perguntaram ao escritor Monteiro Lobato como alcançar um País, um Estado e uma sociedade próspera e desenvolvida. Ele disse sabiamente que precisa de homens com atitude e livros. É isso que estamos fazendo aqui”, destacou.

A expectativa é realizar cerca de 500 empréstimos por mês e três mil no próximo semestre. A parceria, que envolveu a Federação, por meio do SESI, Klabin e Prefeitura de Otacílio Costa, foi estabelecida em 2014. A unidade recebeu investimentos de R$ 400 mil. Na biblioteca também serão desenvolvidos projetos de leitura.

Os ambientes da bibliotecas do SESI foram projetados com o objetivo de facilitar a acessibilidade física, em locais bem situados, com boas condições para leitura e estudo, tecnologias adequadas e horários apropriados para os usuários. O SESI Santa Catarina foi o primeiro a instalar unidade do projeto Indústria do Conhecimento no Brasil, em 2007. O programa é uma iniciativa do SESI Nacional e um serviço da área de educação voltado à promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria. A biblioteca também é um dos serviços prestados pela FIESC para promover a iniciativa Santa Catarina pela Educação, que visa mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o poder público para melhoria da educação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina