Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SESI e Globo realizam mais de 4,5 mil atendimentos no evento Bem Estar Global

Ação apoiada por 12 entidades ligadas à saúde levou orientações sobre hábitos saudáveis à população

Florianópolis, 30.1.2015 – Aos 75 anos, o aposentado Aurindo Aguiar Cordeiro é inspiração para muitos quando de trata de saúde e qualidade de vida. Diariamente, ele percorre 10 quilômetros, nada, pedala e leva os cachorros para dar uma volta. Ele foi um dos participantes do evento Bem Estar Global realizado em Florianópolis nesta sexta-feira (30) pelo SESI, entidade da FIESC, em parceria com a Rede Globo e outras 12 instituições ligadas à saúde. Apesar da chuva, mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo evento e 4,5 mil atendimentos foram realizados nas tendas disponíveis.

 

“Eu incluo muita fruta, fibras e granola na minha alimentação. Aqui é um paraíso para frutas”, declara Cordeiro que é natural da Bahia. Outra atitude cultivada pelo aposentado é a ingestão de bastante água. “Não tomo nenhum tipo de bebida alcoólica e não fumo”, adverte, lembrando hábitos ainda comuns entre os mais jovens. Ele tem cinco filhos e quatro netos e, apesar do incentivo, conta que eles não são tão ativos.

 

A jovem Patrícia Vieira, de 20 anos, está dando os primeiros passos em direção a uma vida mais saudável. Estudante de serviço social, ela quer transformar o exercício físico em rotina e abandonar o consumo de refrigerante. “Quero mudar meus hábitos alimentares e praticar alguma atividade física com mais frequência, já iniciei na semana passada”, revela orgulhosa.

 

Para a gaúcha Kerol Andrades, de 37 anos, a prática esportiva já é rotina. Além dos dois filhos, de 6 e de 9 anos, o marido também participa. “A gente caminha aqui na Beira-Mar Norte e eu também faço patinação”, conta. A  decisão de mudar o estilo de vida surgiu depois das duas gestações, quando ela chegou a ganhar 23 kg. “Depois do nascimento dos filhos comecei a cuidar mais de mim e as dicas que recebi hoje vão auxiliar nesse processo”, afirma.

 

A dermatologista e consultora do programa Bem Estar, Marcia Purceli, falou sobre a importância da proteção da pele e a prevenção do câncer. “O rosto e o dorso das mãos são as áreas mais afetadas pelo câncer de pele porque estão sempre expostas. A quantidade de filtro solar deve ser na proporção de uma colher de chá para cada membro. No total usamos 9 colheres de chá”, ensina, indicando a aplicação nos braços, coxas, pernas, barriga, rosto e pescoço. “Para as crianças, o produto deve ser indicado para uso pediátrico, pois a fórmula é diferente”, alerta.

 

O gerente de Qualidade de Vida do SESI/SC, Jackes Heck, ressalta a urgência de se previnar as doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão e a diabetes. “Hoje o que mais mata no mundo são estas doenças, provenientes de um estilo de vida equivocado. Quando falamos em diabetes, colesterol e pressão alta, a adoção de um estilo de vida saudável e a prevenção são o melhor remédio”, defende. “Dessa forma, os trabalhadores, as famílias e a comunidade podem viver melhor e,  consequentemente,  produzir mais para a nossa indústria”, completa.

 

A programação incluiu ainda palestra com os oncologistas Fernando Maluf e Antonio Buzaid, médicos consultores do programa Bem Estar. O apresentador do Bem Estar, da Rede Globo, Fernando Rocha, conduziu o programa ao vivo da Beira-Mar Norte, em Florianópolis. No local, profissionais do SESI realizaram avaliação física dos participantes, orientação para caminhada e corrida, orientação nutricional, massoterapia e atendimentos odontológicos. Ao longo do dia, a comunidade também participou dos ‘aulões’ de ginástica.  
 

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.