Seminário reúne núcleos de inovação tecnológica de SC

Encontro será de 5 a 7 de junho, no Órion Parque, em Lages

Florianópolis, 29.5.2017 – O 3º seminário catarinense de núcleos de inovação tecnológica será realizado de 5 a 7 de junho, no Órion Parque, em Lages. No encontro, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) vai colocar à disposição dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), as informações disponíveis no Observatório da Indústria Catarinense, além de buscar a aproximação entre academia e indústria. O encontro também terá a participação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável com o apoio da FIESC, IEL/SC, INPI, FAPESC e Núcleos de Inovação Tecnológica de Santa Catarina.

O evento tem o objetivo de promover o fortalecimento dos núcleos de inovação tecnológica (NITs) por meio da socialização de dados e metas, além de promover o debate entre as instituições de ciência e tecnologia, governo, empresas e sociedade civil para o planejamento de ações conjuntas e a formação de uma rede de NITs que apoie ações dos demais atores em todo o Estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui.

Veja abaixo a programação completa ou clique aqui

DIA 1: (Segunda-feira, 05/06/2017)
09:00 - 09:30h - Welcome Coffee
09h30 - 09h45 – Boas-vindas: Instituto Órion: Roberto Amaral
09:45 - 11:00 - Solenidade de Abertura
Governo do Estado de Santa Catarina
Luiz Otávio Pimentel, Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial/INPI
Álvaro Toubes Prata, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações/MCTIC
Glauco José Côrte, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina/FIESC
Representante do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia/FORTEC
Dirigentes das seguintes instituições em SC: SDS, UFSC, IFSC, IFC, UDESC, ACAFE, FAPESC, FIESC, FACISC, SEBRAE, ACATE, RECEPETI

11:00 - 12:30 - Painel de Atores do Ecossistema: Um Debate Inicial
12:30 - 14:00h – Almoço
14:00 - 15:30h - Mesa-Redonda: Estratégia Catarinense de CT&I e o Desenvolvimento Econômico - Onde Estamos e para Onde Queremos Ir?
Composição: Jean Vogel/SDS-SC, Carlos Henrique/FIESC, Sandra Furlan/Univille
Moderador: José Eduardo Fiates/CERTI

15:30 - 17:00h - Mesa-Redonda: O Papel dos NITs e Como integrá-los ao Ecossistema de Inovação.
Composição: Paulo Boff/Unisul Agetec, Ricardo Ayub/Fortec-Sul, Sergio Gargioni/FAPESC e Claudio Grando/Audaces
Moderador: Natalino Uggioni/IEL-SC

17:00 - 18:30h - Mesa-Redonda: Boas Práticas e Cases de Interação ICTs-Empresas.
Composição: Francisco Rapchan/IFES, SENAI-SC e representantes de NITs com cases pré-selecionados
Moderador: Jean Vogel/SDS-SC

DIA 2: (Terça-feira, 06/06/2017)
8:30 - 12:30h - Oficina de capacitação: Gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o mercado.
Instrutor: Patrícia Leal Gestic (INOVA-UNICAMP)
*30 vagas

8:30 - 12:30h - Oficina de Capacitação: Erros e Acertos na Redação de Patentes.
Instrutor: Armando Mendes (INPI/PB)
*30 vagas

8:30 - 12:30h - Oficina de Capacitação: Extração e Apropriação de Conhecimento em Bases de Patentes para Inovação.
Instrutor: André Moraes dos Santos (Univali/SC)

12:30 - 14:00h – Almoço
14:00 - 17:00h - Mesa-redonda: O Projeto de Implantação e Estruturação do Arranjo Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica (PRONIT) - Retomada ou Novo Começo?
Composição: José Francisco Salm Jr./UDESC, Natalino Uggioni/IEL-SC, Luiz Henrique Carlson/IFSC, Jean Vogel/SDS-SC e Fábio Holthausen/UNISUL
Moderador: Cláudio Amante/UFSC

DIA 3: (Quarta-feira, 07/06/2017)
09:00 - 12:00h - Oficina de Diretrizes para Participação dos NITs no Ecossistema Catarinense de Inovação.
Coordenação: Natalino Uggioni/IEL-SC e Cristiane Iata/IEL-SC
Encerramento e Almoço