Seminário aborda regras da Certificação de Responsabilidade Social

Iniciativa tem apoio da FIESC. Inscrições podem ser realizadas até 26 de setembro

Florianópolis, 11.07.2017 – Esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e repassar noções de como fazer um balanço social. Com esses propósitos, a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social promoveu, nesta segunda-feira (10), um seminário de qualificação voltado a representantes de empresas e organizações da sociedade civil interessados em debater a temática da responsabilidade social e participar da 7ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social - Destaque SC. A programação incluiu mini-palestras ministradas por membros da comissão mista sobre conceitos da área e sobre as regras do edital 2017. A iniciativa tem parceria com a FIESC e outras entidades e órgãos públicos.

O seminário reuniu integrantes de organizações que já participaram da certificação em outras edições e pessoas em busca de informação para concorrer pela primeira vez. Na abertura do seminário, a presidente da Comissão Mista, Karla Straiotto Spessatto, enfatizou os objetivos da certificação. “O Estado de Santa Catarina, ao criar esta lei [que instituiu a certificação], objetivou fomentar práticas de responsabilidade social no ambiente empresarial catarinense, fazer com que as organizações caminhem no trilho da sustentabilidade, façam seus projetos e sua política de gestão interna voltados para o bem-estar social e para a preservação ambiental”, disse. Ela acrescentou que o planeta exige uma mudança no modo de produção e de consumo e que a poluição gera desperdício e ineficiência. “As portas estão cada vez mais abertas para organizações que valorizam questões sociais e ambientais.”

A formatação do balanço social, que é pré-requisito para as organizações interessadas em obter a certificação e concorrer ao troféu, foi um dos conteúdos abordados nas palestras. De acordo com Andressa Martins Vicenzi, do núcleo de sustentabilidade da FIESC, o balanço social ou relatório de sustentabilidade é um retrato do desempenho que a organização teve na questão social, ambiental e econômica. “O relatório de sustentabilidade nada mais é que uma ferramenta de comunicação e uma ferramenta de gestão para mostrar aos diferentes públicos com que essa empresa se relaciona como ela desenvolveu e como ela trabalhou a questão dos seus indicadores voltados à sustentabilidade no ano anterior”, explicou.

Na segunda metade do seminário foram abordados os principais aspectos do edital da certificação, que sofreu diversas modificações nesta 7ª edição. Elisângela Schappo, representando a Assembleia Legislativa, enfatizou que a comissão responsável pelo certame fez um esforço para simplificar e desburocratizar o processo este ano e que o formulário de inscrição está mais enxuto.

Inscrições
A 7ª edição da Certificação e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foi lançada no dia 28 de junho, na Assembleia Legislativa, e permanece com inscrições abertas até o dia 26 de setembro, pelo site. A certificação é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com 12 entidades e órgãos governamentais.

Organizações parceiras/2017:
• Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
• Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (FecomércioSC);
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
• Observatório Social de São José (OSSJ); e
• Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Com informações da Agência AL.