Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SC e Índia buscam cooperação em educação, tecnologia e saúde

Embaixador da Índia no Brasil participou de reunião-almoço na FIESC. O presidente da entidade propôs a realização de workshop seguido de missão ao país

Florianópolis, 5.10.2015 – O aumento da cooperação nas áreas de educação, tecnologia e saúde entre Santa Catarina e Índia foi debatido em reunião-almoço nesta segunda-feira (5), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). No encontro, o presidente da entidade, Glauco José Côrte, recebeu o embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, além de industriais catarinenses. Côrte propôs para o início de 2016 a realização de workshop, seguido de missão ao país.

Sunil ressaltou que vê oportunidades na área de tecnologia da informação, setor em que a Índia é forte, mas, segundo ele, nesse segmento, Santa Catarina também se destaca, inclusive está acima da média brasileira. Apesar das possibilidades de novas parcerias, ele alertou que tanto o Brasil quanto a Índia precisam vencer entraves burocráticos. 

O embaixador, que conheceu a atuação do SESI e SENAI, disse que a Índia é o segundo maior produtor mundial de alimentos, mas 30% da produção é desperdiçada pela falta de tecnologia de armazenamento a frio, o que é uma oportunidade para o Brasil. Na área de infraestrutura, o país está construindo um corredor logístico que vai reduzir de 14 dias para 14 horas o tempo de transporte de cargas entre Mumbai e Nova Deli. 

No campo da educação, Sunil disse que a Índia tem copiado o modelo americano, e enfatizou a importância do incentivo às profissões técnicas. A FIESC destacou a realização do WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional, realizado recentemente em São Paulo, com a participação de 1,2 mil competidores de 62 países.

Na área da saúde, o embaixador lembrou que a Índia se destaca na indústria farmacêutica e na medicina tradicional, áreas que podem gerar parcerias entre os países.

Com a criação do Banco dos Brics, cujo nome oficial é Novo Banco de Desenvolvimento, aumentam as chances de realização de projetos conjuntos. O bloco Brics é integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Comércio: as exportações catarinenses à Índia totalizaram US$ 73 milhões em 2014. Os embarques foram de óleo de soja, dispositivos usados em banheiros e cozinhas, engrenagens e rodas de fricção e motor elétrico. As importações catarinenses no período somaram US$ 470 milhões. O Estado importou da Índia fios texturizados de poliésteres, polipropileno, corantes reagentes e ligas de alumínio.




 


Dâmi Cristina Radin
48 3231-4670
48 8421-4080
damicr@fiesc.com.br

 

 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.