Saúde é um dos destaques do Dia da Família na Escola

Evento ocorre simultaneamente em todo o Estado neste sábado (16) e programação prevê palestras e atividades culturais, como teatro, dança, música e ações esportivas

Florianópolis, 14.4.2016 – A adoção de hábitos saudáveis será o tema central da primeira edição do Dia da Família na Escola, que será realizada neste sábado (16). A iniciativa é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, que, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, se transformou em lei no Estado. A mobilização neste ano envolve as escolas da rede estadual e do Sistema S, com a expectativa de mobilizar mais de um milhão de pessoas.

Leia também Na ALESC, Côrte apresenta Dia da Família na Escola, que ocorre neste sábado (16)

Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto a adoção de um estilo de vida mais saudável contribui para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas em evidência.

Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais e estudantes. São palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares. As entidades de educação profissional dão ênfase à apresentação de projetos práticos desenvolvidos pelos estudantes durante os cursos.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além de entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (SESC e SENAC), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Exemplo que vem de casa

Na foto, Márcio Conrado Pereira, com as filhas Kamilly (em pé) e Kauany, gêmeas, de nove anos. Márcio diz que voltou a estudar (frequenta o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos do SESI em Joinville) por causa das filhas.

Clique aqui para conhecer a programação.