Saúde e segurança são debatidos com lideranças empresariais em Criciúma

Aliança Saúde Competitividade objetiva consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas ao tema

Criciúma, 20.10.2016 – Criciúma foi a terceira cidade a receber, nesta quarta-feira (19), o Workshop Aliança Saúde Competividade, iniciativa que visa ao engajamento de lideranças industriais para a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, favoráveis ao desenvolvimento humano. A ação é realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI e com o apoio do IEL.

De acordo com o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, Santa Catarina tem uma ampla diversidade de setores, por isso a necessidade de ações regionais. “Nossa intenção é receber contribuições da indústria para que a saúde esteja inserida em uma agenda estratégica, além de ter uma visão de todo o Estado. Assim, poderemos desenvolver propostas de políticas ou programas em conjunto com parceiros da Aliança, como o poder judiciário, executivo e legislativo. Vamos dialogar também com as universidades, as lideranças dos trabalhadores e com as próprias empresas”, destaca.

Segundo o representante do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma (Sindiceram), Ênio Coan, o evento é importante para a troca de informações. “A saúde do colaborador traz resultados para as organizações. É essencial para a empresa que o trabalhador sinta-se bem, assim como é fundamental estar amparado no seu ambiente de trabalho”, comenta.

O vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, destacou que o alto nível de afastamento de trabalhadores das organizações torna essenciais iniciativas como essa. “Em Criciúma temos o Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador do SESI, frequentado por centenas de pessoas e que é referência em todo o Estado”, frisa. A diretora regional do SESI Criciúma, Jovilde Parisoto, também participou do encontro.

No workshop, os representantes empresariais apontaram os principais desafios no seu setor, e, posteriormente, consolidaram e priorizaram as diretrizes que contribuem para a criação de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis na indústria. As soluções apontadas serão reunidas em um compilado, sendo que cada regional terá o seu documento. O workshop será realizado em todas as regionais do Estado e tem previsão de término em abril de 2017.

Com informações da Agência Novo Texto.