Projeto Histórias da Indústria, da FIESC, conta a trajetória de Cesar Bastos Gomes

Audiovisual do fundador da Portobello, uma das principais empresas do setor cerâmico da América Latina, foi lançado na reunião de diretoria desta sexta-feira (18)

Clique aqui para assistir ao vídeo
Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica completa da reunião de diretoria

Florianópolis, 18.3.2016 – A nova edição do programa Histórias da Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), conta os momentos marcantes da trajetória de Cesar Bastos Gomes, fundador da Portobello. O empreendedor catarinense do setor cerâmico teve papel decisivo no desenvolvimento do município de Tijucas. O audiovisual, produzido pela TV Indústria SC, foi lançado na reunião de diretoria da Federação, na sexta sexta-feira (18), em Florianópolis.

“Tive a oportunidade de conviver com ele ao longo de anos e pude aprender muito. O doutor Cesar, todos os dias, vai a uma das três empresas do grupo. Está em plena atividade, o que realmente é um notável exemplo para todos nós”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Em seu discurso, Cesar, de 87 anos, falou do momento pelo qual o Brasil atravessa e pediu a solidariedade e o esforço comum para recuperar os dias de desenvolvimento. “A crise será superada em um ou dois anos. Haveremos de reconquistar o progresso em ritmo acelerado, como sempre tivemos no País”, afirmou Gomes, agradecendo a homenagem. “Fico sobremaneira agradecido pela oportunidade. Vamos todos acreditar no Brasil e, por certo, voltaremos a nos orgulhar do País. É necessário permanecermos liderando nosso pessoal e as empresas para que possamos colaborar com Santa Catarina”, completou.

Ao lado de seu pai, Valério Gomes, Cesar fundou em 1979 a indústria que foi projetada para ser referência em seu setor. A empresa é hoje uma das maiores de revestimentos cerâmicos da América Latina.

Natural de Tijucas, Cesar Bastos Gomes é bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É diretor da Gomes Administração de Bens e Participações Societárias Ltda, presidente do Conselho de Administração da Refinadora Catarinense S/A, sócio-gerente da Pedra Branca Ltda, diretor-presidente da Mineração Portobello Ltda e  presidente do Conselho de Administração da Portobello S/A.

Brasil-China: Ainda durante a reunião, o presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), o embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, falou sobre o desafio de ampliar a inserção internacional do Brasil. Atualmente, 80% das exportações brasileiras ao país asiático são de minério de ferro, soja e celulose. “A chave para aumento das exportações é a progressiva agregação de valor nos processos produtivos”, afirmou, lembrando que Santa Catarina está presente na China com fábricas da Weg e da Embraco.

Segundo o diplomata, a China tem intenção de investir bilhões no Brasil, mas precisa saber qual é o quadro regulatório. “O que a lei brasileira permite fazer. Esse é o grande desafio e o propósito do conselho é promover maior ligação das empresas brasileiras e chinesas”, explicou. O Conselho tem sede no Rio de Janeiro e em Pequim.

Castro Neves disse ainda que a China gera 12 milhões de novos postos de trabalho por ano. O grau de urbanização do País vem aumentando e hoje 50% da população está nas cidades, contra 20% em 1970. “A melhor forma de distribuir renda é por meio de emprego produtivo”, completou.

Paulo Bauer: O senador Paulo Bauer fez um balanço da sua atuação na atividade legislativa, especialmente em relação aos projetos que dizem respeito ao setor produtivo. Em sua apresentação, ele disse que nos últimos anos apresentou dez propostas de emenda à Constituição, 44 projetos de lei, quatro projetos de decreto legislativo e 64 emendas e medidas provisórias − destas, 23 foram aprovadas. Também informou que de 2011 a 2016 foram destinados R$ 21,3 milhões para Santa Catarina por meio de emendas orçamentárias. Ainda falta liberar outros R$ 23,1 milhões de emendas de 2014, 2015 e 2016.

“Bauer tem uma atuação muito ativa no Senado e uma atenção especial com os pleitos que a indústria encaminha. Nenhuma das nossas demandas têm ficado sem resposta do senador. Ele também tem sido um parceiro reconhecidamente importante do Sistema S. Digo isso porque o presidente Robson Braga de Andrade (da CNI) tem feito referências seguidas aos contatos que mantêm e à sua posição na defesa e preservação do Sistema S”, afirmou o Côrte, da FIESC. Ele também destacou a presença, na reunião de diretoria, do senador Dalirio Beber, de deputados estaduais e do ex-presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Bauer destacou seus discursos na tribuna, em que tem defendido obras de infraestrutura para Santa Catarina, como a duplicação das rodovias BRs 101, 280, 470 e 282, a ampliação dos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Chapecó, além da construção das ferrovias da Integração e Litorânea e o contorno ferroviário de Joinville.

Centro de Ferramentaria: O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann, apresentou o projeto do Centro de Ferramentarias SENAI ABINFER, realizado em parceria com o Instituto SENAI em Sistemas de Manufatura, localizado em Joinville. A iniciativa tem o objetivo de alavancar a competitividade das empresas do setor. “Precisamos fazer frente à concorrência mundial. Inovação é o caminho e o SENAI é a melhor forma para ter resultados”, afirmou, destacando que no Brasil o setor é composto por duas mil empresas, que têm entre os seus maiores clientes o setor automotivo e o de embalagem. No país, o segmento movimenta 2,5 bilhões de dólares.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080