Programa Novos Caminhos inicia a formação de jovens em Concórdia e Joaçaba

Aulas beneficiarão mais de 40 jovens que vivem em abrigos do Estado no Alto Uruguai Catarinense e no Centro-Oeste

Florianópolis, 30.6.2016 – Mais de 40 jovens que vivem em abrigos do Estado em Concórdia e Joaçaba serão beneficiados pelas formações oferecidas por SESI, SENAI e IEL, por meio do programa Novos Caminhos. Nesta semana, eles participaram das aulas inaugurais do projeto que é promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC).

Na região do Alto Uruguai Catarinense, 23 adolescentes participaram das atividades realizadas na terça-feira (28). O vice-presidente regional da FIESC Álvaro Luis de Mendonça lembra que a iniciativa visa a garantir a qualificação dos participantes do programa. “Para que os jovens transformem sonhos em realidade, o caminho mais adequado é a educação. A FIESC e demais órgãos envolvidos no programa estão empenhados em fazer com que estes adolescentes consigam chegar ao mercado de trabalho mais qualificados”, assinala.

O diretor do Fórum da Comarca de Concórdia, juiz Samuel Andreis, destaca que o programa Novos Caminhos é uma oportunidade para que os adolescentes busquem um futuro melhor, com perspectivas de crescimento pessoal e profissional. “Estamos satisfeitos com o entusiasmo demonstrado pelos jovens. São adolescentes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e que podem construir um futuro melhor com o apoio da FIESC. Eles terão aulas semanalmente até o mês de novembro e receberão diversos conhecimentos”, afirma Andreis.

Na região Centro Oeste, o programa beneficiará jovens de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Capinzal e Campos Novos. Durante encontro com os adolescentes nesta quarta-feira (29), o vice-presidente regional da FIESC, Márcio Luís Dalla Lana, ressaltou que eles “receberão qualificação dos parceiros do programa em pequenos cursos e em diversas áreas e também receberão qualificação técnica e iniciação profissional”.

“Estes adolescentes estão tendo a oportunidade de realizar seus sonhos e abrindo as portas do mercado de trabalho. Com isso, conseguiremos, cada vez mais, formar cidadãos de bem”, afirma Vanuza Ribeiro dos Santos Rossato, representante do TJSC e responsável pelo programa Novos Caminhos na região. Após o evento, os jovens tiveram oportunidade de conhecer as instalações do SENAI em Luzerna.

As aulas do Programa Novos Caminhos no Alto Uruguai Catarinense se estenderão até o fim do ano. As atividades ocorrerão uma vez por semana e durante este período, eles terão diversas capacitações, abordando temas como postura, ética, empregabilidade e mercado de trabalho. Além disso, os participantes conhecerão o funcionamento das indústrias locais.

Com informações de Agência Nativa e PG Comunicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina