Opinião: Aliança pela saúde

Confira artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado nos jornais Diário Catarinense e A Notícia nesta quarta-feira, dia 25 de maio

O Brasil tem grandes desafios pela frente com relação à saúde. Dados do SESI Nacional apontam que os custos com planos de saúde já correspondem a 11% da folha de pagamento das empresas. Um dos motivos para o crescimento dos custos da saúde é o aumento da longevidade. Estima-se que em 2022 quase metade da força de trabalho catarinense terá mais de 40 anos e 17% terá mais de 50. Ou seja, as pessoas trabalharão por mais tempo e as empresas terão que contar com trabalhadores com idades cada vez maiores. Nesse cenário, é urgente prepararmos as pessoas para uma longevidade saudável e produtiva. Mais importante do que remediar os problemas de saúde é evitar que eles aconteçam. Por isso, investir nos trabalhadores é a estratégia mais segura e vantajosa para preparar a indústria para esse novo momento.

Esse assunto precisa ser encarado como estratégico pelas empresas. Por isso, na última semana, lançamos a Aliança Saúde e Competitividade. Ela busca o engajamento efetivo  de lideranças na promoção da saúde e de ambientes seguros para o trabalho, além de reposicionar o tema como um dos fatores críticos para a competitividade. Desde o lançamento já contamos com o apoio de instituições como Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Superintendência do Trabalho e Emprego  e de Federações  de Trabalhadores na indústria (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC).

A exemplo do que fizemos na área educacional, a Aliança busca criar um movimento com crescente engajamento pela saúde no Estado.  É por esta razão que estamos formando uma rede com parceiros nacionais e internacionais em prol da saúde. Em junho, a FIESC e o SESI/SC apresentarão essa iniciativa em Congresso Mundial nos Estados Unidos, com o objetivo de  estabelecer uma rede de referência nacional e internacional para promoção da saúde dos trabalhadores e da competitividade da indústria. Estamos dando novos passos para consolidar Santa Catarina na vanguarda das iniciativas destinadas a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias.