Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Na Serra, projetos promovem a melhoria do ambiente escolar

Iniciativas foram implementadas com apoio da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação


Lages, 16.6.2016 – A realidade da educação na Serra Catarinense passa por significativas mudanças e caminha no sentido de melhorar os índices educacionais da região. Um grupo com mais de 40 pessoas, representantes da indústria, do comércio, dos transportes, da agricultura, da educação, dos trabalhadores e do poder público está contribuindo para mudar este cenário. Algumas das ações foram apresentadas na reunião da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, realizada na quarta-feira (15), em Lages. Entre estas iniciativas estão o fortalecimento dos grêmios estudantis e o protagonismo juvenil. 

Previstos em lei, com o apoio do Movimento as agremiações ganharam nova roupagem e abordam o empreendedorismo com crianças e jovens das escolas parceiras Belisário Ramos, em Lages, e Belisário José Luiz, em Capão Alto. A gestora da escola de Lages, Rosana Angelita de Lima, destaca a alta participação da comunidade depois das mudanças na instituição. “Nós focamos no aumento da participação da família e da comunidade na escola e são muito importantes para o andamento e a tomada de decisões”, acredita Rosana. 

Geração Gentileza 

Os alunos da Escola Básica Municipal Marechal Rondon, em Otacílio Costa, convivem diariamente com o espaço físico restrito. A falta de local para que os estudantes aproveitassem o intervalo do recreio ou até mesmo para que praticassem esportes era um problema que dificultava o aprendizado. 

Com a ajuda dos estudantes do 9º ano, a gestora Edivani Lavinik criou o projeto Geração Gentileza. Edivani conta que o recreio passou a ser monitorado pelos alunos mais velhos para que o intervalo seja melhor aproveitado por todos os estudantes. Eles tiveram a iniciativa de transformar as salas de aula em um espaço lúdico, com jogos, música e recreação. “O ambiente escolar melhorou muito. Percebemos resultados na melhora das notas, na frequência escolar e no respeito mútuo entre os alunos”, fala a gestora. 

Para o vice-presidente regional da FIESC, Israel Marcon, as transformações ocorrem por meio da educação.  “Vejo as pessoas cada vez crescendo mais e desenvolvendo seu conhecimento. Com isso, todos ganhando”, salienta. 

Com informações de Catarinas Comunicação


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.