Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Mostra de Robótica do SESI reúne 200 estudantes em Joinville

Evento contou com a presença de autoridades, professores e pais de alunos

 

Joinville, 15.12.2016 - Alegria e sensação de dever cumprido marcaram a Mostra de Robótica realizada nesta quarta-feira, dia 14, no SESI em Joinville. A exposição reuniu os trabalhos de 200 estudantes de escolas públicas da cidade que, no contraturno, participaram das aulas de robótica do SESI, entidade da FIESC, em 2016.

Mario Cezar de Aguiar, 1º vice-presidente da FIESC, disse que o curso de Robótica está alinhado à estratégia da FIESC de promover educação de alto padrão e que atenda as demandas da indústria. “O resultado obtido com o curso demonstra como a modalidade desperta e estimula a criatividade das crianças”, ressaltou.

O vice-presidente da FIESC para a região Norte Nordeste, Evair Oenning, lembrou que a educação, a ciência e a tecnologia constituem pilares para o desenvolvimento da sociedade e que a FIESC, por intermédio do SESI e do SENAI, investe continuamente em um modelo educacional que privilegia competências matemáticas, científicas e tecnológicas. “É preciso despertar nas crianças e nos jovens a paixão e o desejo de experimentar e de criar por si próprios, num ambiente diferenciado e estimulador, por meio de uma metodologia compatível com seus interesses infanto-juvenis e com demandas contemporâneas da sociedade e da indústria”, destacou.

De acordo com o professor do SESI Marcos Rau, o programa superou as expectativas em 2016. “Conseguimos conciliar os horários, atender às metas do SESI e superar as expectativas dos estudantes. Vamos continuar aprendendo juntos em 2017”, disse. No próximo ano o programa ampliará o número de vagas para 310. 

Maycon Douglas dos Reis é um dos estudantes que continuará no curso de Robótica, nível avançado. Chamado de Jornada Avançada de Projetos (JAP), o curso possibilita aos estudantes trabalhar no desenvolvimento de projetos específicos para participação de torneios, festivais, entre outros eventos. “O curso ajuda em vários aspectos como saber trabalhar em equipe, respeitar valores e obter ensinamentos técnicos, além de auxiliar na definição do curso que farei, engenharia mecânica”, garantiu.

Este também foi o caso do ex-aluno Fernando Schier, que participou do evento para dar seu depoimento. Segundo ele, foi graças ao curso de Robótica do SESI que escolheu ser engenheiro mecânico. “A Robótica é importante para nossa escolha profissional. As aulas permitem colocarmos nossas ideias em prática, aprendendo e superando as dificuldades”, afirmou, contando ainda que se formou engenheiro em 2011.

Em 2017, os integrantes da JAP deverão participar de competições como o campeonato de FLL regional (em Blumenau) e nacional (em Brasília), além da Olimpíada Brasileira de Robótica, seletiva em Blumenau e final no Recife/PE. As aulas recomeçam em março.

Com informações da EDM Logos.

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.