Momento é de preparar empresa para retomada, defende Côrte

Empreendedores que fizerem ajustes e buscarem eficiência sairão antes da crise, disse o presidente da FIESC nesta terça-feira (4) em Araquari

Araquari, 4.8.2015 – Com redução da demanda e da produção, ajuste fiscal em curso, inflação e juros elevados, redução do crédito e deterioração dos níveis de emprego, 2015 é um ano de grandes desafios para a indústria. Neste cenário, os empresários devem promover ajustes muitas vezes postergados em momentos de cenário favorável e preparar suas empresas para a retomada da economia, afirmou nesta terça-feira (4), o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. Ele participou de encontro com empresários promovido pela Associação Empresarial de Araquari (ACIAA).

“Não podemos deixar a crise pautar nossas ações. Algumas pessoas se encolhem, mas em Santa Catarina o empresário ganha ânimo e força para enfrentar a crise, como fizemos em outras situações como esta. Nós é que pautamos nossas decisões”, afirmou. “Os que não baixam a cabeça para a crise, quem mantêm suas empresas operando, inovam e aproveitam as oportunidades que vêm com a crise, serão os primeiros a sair dela. O momento é de promover os ajustes que não fazemos nos momentos em que o cenário está melhor, como simplificar, melhorar, reduzir gastos, ganhar eficiência, sem esquecer da inovação, para se preparar para o pós crise”, acrescentou Côrte.

Ao avaliar a conjuntura, ele citou como aspectos externos que influenciam o desempenho econômico de Santa Catarina questões como a redução dos embarques para Argentina, a dificuldade econômica da Rússia, a alavancagem dos Estados Unidos, a desaceleração da China, o baixo crescimento da Europa e a baixa confiança do investidor externo, decorrente do cenário político e das dificuldades para aprovar o ajuste fiscal.

A produção industrial acumula até maio queda de 7,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado. As exportações catarinenses registram redução de 10% no primeiro semestre de 2015, na comparação com mesmo período do ano passado. Ainda assim, o freio nas exportações catarinenses é inferior ao registrado no Brasil. No mesmo período, as vendas externas do País sofreram queda de 15%.

Elmar Meurer
Federação das Indústrias de Santa Catarina