Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Liderar em tempos de inflexão é desafio para os atuais gestores

Tema foi debatido em workshop promovido pelo IEL/SC, nesta quinta-feira (18), com consultor de escola de negócios da Espanha

Florianópolis, 18.8.2016 – Liderar organizações em momentos difíceis é o desafio do atual gestor. Ele precisa encarar pressões provocadas pela globalização, competitividade, produtividade e novos processos de gestão empresarial. A avaliação é de Alexandre Weiler, consultor da ESIC Business Marketing School, escola de negócios da Espanha, que participou nesta quinta-feira (18) de workshop promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC, em Florianópolis. Participaram cerca de 150 gestores e lideranças empresariais.

“Hoje temos maior interação entre chefes e líderes com seus colaboradores, fornecedores, legisladores, clientes e concorrentes. Liderança é uma das coisas mais faladas e menos feitas. Se você vira líder, dá poder para o capital humano e lidar com gente é uma das coisas mais difíceis”, alerta Weiler.  Ele destaca três dimensões relacionadas à liderança. “Você precisa estar conectado à sua empresa, saber o que ela precisa do seu grupo, se conhecer e conhecer a sua equipe. Isso é a chave para uma boa liderança”, ensina. “Liderança passa por estratégia e inovação. Um bom gestor tem que ter caráter, visão e competência para uma liderança empreendedora”, acrescenta.

Weiler afirma ainda que boa parte dos treinamentos de liderança é baseada em autoajuda. “Esse tipo de liderança não sobrevive ao duro contato com o dia a dia da empresa porque foca na figura do líder, enquanto é necessário levar em conta outros aspectos”, reforça. Ele destacou também a qualidade do trabalho executado ao longo da vida. Segundo dados do IBGE, de cada 100 pessoas com 65 aos, que começam a trabalhar aos 20 anos, 63% passam a depender da aposentadoria paga pelo INSS; 29% morrem até um ano após a aposentadoria; 4% pouparam o suficiente para aposentar-se e 3% ainda trabalham para se manter. 

O gerente executivo do IEL/SC, Natalino Uggioni, destacou o papel do líder na condução e orientação de pessoas. “Precisamos ter habilidade para motivar e influenciar os liderados, além de influenciar a liderança no alcance dos resultados da organização”, disse. A capacitação de lideranças também será foco de programa que o IEL/SC conduz nos dias 20 e 21 de setembro, em Florianópolis, com especialistas da ESIC. Para saber mais clique aqui.

 

[[ Conteúdo de mídia não foi encontrado. ]]

 

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.