Indústrias de Lages e região reduzem custos após capacitação pelo IEL/SC

Participantes do quarto ciclo do Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas (PDCP) foram certificadas nesta quinta (18)

Lages, 18.12.2014 – Redução de 40% no tempo de paralização das máquinas e diminuição de 25% nos custos operacionais de empacotamento. Estes foram alguns dos resultados obtidos por empresas dos segmentos de madeira e construção da região de Lages que receberam nesta quinta-feira (18) certificação pela participação no quarto ciclo do Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas (PDCP). Lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o programa é implementado em Santa Catarina pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A ação no Planalto foi realizada junto a oito empresas filiadas ao Sindimadeira e ao Sinduscon Lages.

O evento de certificação ocorreu no SESI, após uma agenda de compromissos do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, no município. O vice-presidente regional da FIESC, Israel Marcon, destacou a importância do associativismo e o fato de o PDCP em Lages ser uma mostra do resultado da parceria entre as empresas dos dois setores envolvidos. "Estamos à disposição e queremos atrair mais indústrias para nossos sindicatos em 2015", disse anunciando que entre as iniciativas previstas estão o programa Novos Caminhos, voltados a menores em casas de acolhimento, além de novas ações do Programa de Desenvolvimento Associativo.

Segundo dados apresentados no evento, as indústrias participantes também contabilizaram ganhos como a otimização do espaço físico em 17% da área total, o aumento de 20% na produtividade, no empacotamento e a redução na movimentação de empilhadeiras. Este ciclo do PDCP ofereceu 100 horas de consultoria em cada empresa, sendo 70 voltadas à gestão da produção e 30 com foco em gestão financeira, além de 100 horas de capacitação coletiva. Também foram realizadas ações de relacionamento entre os integrantes da cadeia, como visitas técnicas a outras empresas e rodadas de negócios.

O superintendente do IEL, Natalino Uggioni, também destacou que um dos diferenciais do programa em Santa Catarina é o envolvimento dos sindicatos industriais. “Sabemos que os empresários precisam de resultados", afirmou, referindo-se às próximas etapas do programa.

Os superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, falou sobre os esforços das entidades da FIESC na promoção da educação e inovação como estratégias para promover a competitividade da indústria catarinense. Também ressaltou o novo modelo de relacionamento das entidades da Federação com a indústria, que passou a ser integrado, o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense e os serviços voltados a gestão da qualidade de vida do trabalhador e da segurança e saúde no trabalho, que passaram a ser decisivos para a competitividade da indústria.

Em Santa Catarina desde 2008, o programa já certificou 80 indústrias ligadas a seis sindicatos. Além de madeira e construção civil, foram capacitadas empresas dos segmentos metalmecânico, têxtil e plástico. Cada ciclo de treinamento teve duração de 18 meses.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080