Jaraguá do Sul implanta Câmara do Movimento A Indústria pela Educação

FIESC também comemorou 40 anos de instalação de unidade integrada do SESI e do SENAI na cidade

Florianópolis, 24.6.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implantou na tarde desta quarta (24) a Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação em Jaraguá do Sul. Composta por representantes do setor industrial, do poder público, dos trabalhadores e de outros segmentos da sociedade, a Câmara será um fórum para o debate dos temas educacionais na região. À noite, a FIESC realizou ato comemorativo aos 40 anos de instalação da unidade integrada de SESI e SENAI na cidade.

“Pela sua constituição, a Câmara congrega uma diversidade de segmentos e representa uma soma de esforços para a elevação da escolaridade e da qualificação dos trabalhadores da indústria, que são objetivos do Movimento A Indústria pela Educação”, afirmou o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, que presidirá o colegiado. Segundo o empresário, Jaraguá do Sul já supera o índice de 63% dos trabalhadores com a escolaridade básica, que foi estabelecido como uma das metas do Movimento A Indústria pela Educação. “Mas temos que pensar em âmbito regional e alguns municípios estão abaixo desse índice”, ressaltou. Segundo Bayer, “Jaraguá do Sul tem um número melhor, mas ainda não é o ideal”.

Outro objetivo do Movimento que a Câmara, como órgão deliberativo, ajudará a alcançar é o de levar todos os trabalhadores da indústria a obter capacitação profissional e tecnológica necessárias para as suas funções. A Câmara acompanhará os indicadores educacionais de desempenho e qualidade nos municípios, comparando-os com os do Estado, do Brasil e de outras nações. Além disso, monitorará o cumprimento de metas estabelecidas em planos nacional, estadual e municipais de educação.

Embaixadores

Entre os 18 integrantes da Câmara, estão os dois jovens embaixadores do Movimento A Indústria pela Educação. Indagado a respeito dos motivos da evasão escolar, João Vítor Zastrow, 17 anos, disse que muitos de seus colegas deixam a escola devido à dificuldade de conciliar os estudos com o trabalho. “Eles querem trabalhar, ou por necessidade da família ou pelo desejo de ter independência financeira”, afirmou, destacando também a parcela dos desistentes que integram a geração nem-nem (nem estudam, nem trabalham).

Aniversário

SESI e SENAI iniciaram as atividades em Jaraguá do Sul ainda na década de 1960. Em 1975, as duas entidades se instalaram em sede própria, uma unidade integrada no mesmo endereço, em iniciativa pioneira no Estado. Na solenidade desta quarta-feira, foram homenageados Moacir Barbieiri (primeiro diretor local do SESI), Paulo dos Reis (in memoriam, primeiro diretor local do SENAI), Hans Gerhard Mayer (in memoriam, prefeito à época da doação do terreno), Norberto Hafernann (idealizador da unidade integrada), além dos membros da comissão de construção Ademar Frasseto, Eugênio José Silva e Dorval Marcatto (in memoriam). Outros reconhecimentos foram prestados aos Sindicatos das Indústrias da Alimentação (primeiro sindicato patronal na cidade) e das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e do Material Elétrico e do Vestuário, Fiação e Tecelagem, que também completaram 40 anos de existência.

Célio Bayer lembrou que “a indústria representa 56% do produto interno bruto (PIB) de Jaraguá do Sul, muito acima dos 13% da média nacional”. O empresário destacou que hoje SENAI e SESI atendem 500 indústrias e mais de 34 mil trabalhadores no Vale do Itapocu.

Falando em nome dos homenageados, Moacir Barbieiri, 84 anos, primeiro diretor do SESI na cidade, lembrou que o grupo que iniciou as atividades em 1960 era composto por quatro pessoas. “Naquela época, Jaraguá do Sul, tinha 30 mil habitantes”.

O prefeito Dieter Janssen fez um agradecimento especial a SESI e SENAI pela parceria e empreendedorismo na qualificação e qualidade de vida dos trabalhadores. Ele lembrou que recentemente a prefeitura cedeu 10 mil metros quadrados para a instalação do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletroeletrônica, no bairro Três Rios do Sul.

FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni