Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Integrantes do Movimento SC pela Educação traçam estratégias para fortalecer iniciativa

Jovens embaixadores, voluntários, membros das câmaras regionais e dos comitês locais do Movimento reuniram-se na FIESC, em Florianópolis, nesta sexta-feira (21)

Florianópolis, 21.10.2016 – Jovens embaixadores, voluntários e membros das câmaras regionais e dos comitês locais do Movimento Santa Catarina pela Educação participaram nesta sexta-feira (21) de workshop para traçar estratégias de fortalecimento da iniciativa que completa cinco anos em 2017. O encontro foi realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e reuniu cerca de 100 pessoas. 

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, reforçou que o tema está em evidência também nos demais países. “Estou vindo da Alemanha onde a palavra de ordem é educação. Tenho dito que essa é a chance que temos de nos aproximar dos países mais desenvolvidos. Se não aproveitarmos essa chance, ficaremos irremediavelmente distantes destes países. O Brasil tem que agarrar essa chance e só teremos sucesso nisso se tivermos uma verdadeira obsessão pela causa da educação”, salientou.
 
O consultor do Movimento e diretor de inovação e articulação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, lembrou que o Movimento catarinense tem inspirado outros pelo Brasil, como é o caso de Rondônia. Por isso, é necessário aperfeiçoar constantemente as ações do grupo. “O trabalho colaborativo é essencial para estimular a criatividade e o pensamento crítico. Eles já adquiriram experiência a partir de suas atividades locais e, agora, é muito rico juntar todos para discutir ações futuras dessa iniciativa. Movimento é mobilizar, não é estar estático. É engajar as pessoas”, ressalta. 

“Precisamos repensar a escola para século XXI e refletir sobre as demandas para o mundo do trabalho”, destaca o assessor do Movimento SC pela Educação, Antônio Carradore. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI, a indústria brasileira precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020. A demanda por formação inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar em novas oportunidades no mercado.

Ao longo do dia, os participantes desenvolveram atividades de reflexão sobre as bandeiras do Movimento, o foco de atuação, a estrutura organizacional e ações que devem ser priorizadas. 


Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4244 | 48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.