Inovação e produtividade só podem ser alcançadas com estímulo à educação

Em evento promovido pela FIESC, diretor da ABRH-SC, Luiz Edmundo Rosa, defendeu a qualificação do trabalhador como forma de melhorar a competitividade industrial

Chapecó, 2.09.2015 –  O Brasil é um país muito criativo, porém pouco inovador na opinião do diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Luiz Edmundo Prestes Rosa, que participou do workshop EducaRH, em Chapecó, nesta quarta-feira (2). O evento foi promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a ABRH-SC. Rosa abordou desafios e oportunidades relacionados à educação e à competitividade no mundo do trabalho.

Mais de 50 profissionais de indústrias da região Oeste que atuam na área de recursos humanos participaram do encontro. O principal papel do profissional de RH, neste processo, é de incentivo e facilitação de acesso à educação “pois é dessa forma que os colaboradores evoluirão em aspectos que envolvem gestão, inovação, cultura, processos, tecnologia, produtividade e competitividade”, acrescentou Rosa. O evento incentivou a criação de planos de desenvolvimento de pessoas como forma de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas.

O vice-presidente regional da FIESC para o Oeste, Waldemar Antonio Schmitz, enfatizou que o objetivo desta programação é subsidiar um planejamento para que as indústrias se desenvolvam e ampliem sua competitividade.

As profissionais Gabriela Ribeiro e Carine Salvador, que atuam na área de gestão de pessoas na BRF, apresentaram aos participantes o projeto Escola BRF. A ação conjunta da empresa com o SESI visa a formação de cidadãos mais conscientes, honestos e justos. ”Por meio da educação é possível fortalecer vínculos e auxiliar no desenvolvimento do negócio, da comunidade e do País” enfatizou Carine.

A escola foi criada com objetivo de proporcionar aos funcionários e comunidade uma oportunidade de retornar aos estudos. Além da proximidade com a empresa, o atendimento é gratuito, as aulas ocorrem em horários flexíveis e as salas são equipadas. São 21 turmas e 713 alunos matriculados.

Os participantes do workshop iniciaram a construção dos planos de desenvolvimento de pessoas e passaram a integrar uma rede de compartilhamento de boas práticas por meio do grupo público EducaRH, disponível no Facebook.

Federação das Indústrias de Santa Catarina