Inovação é a alternativa para recuperar a atividade industrial

Em entrega de centro de inovação do governo do Estado, presidente da FIESC, Glauco José Côrte, defendeu investimentos contínuos na área para acelerar o desenvolvimento

Lages, 24.06.2016 – Com investimento superior a R$ 6,5 milhões, o governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (24) o primeiro centro de inovação tecnológica, em Lages, que ganhou o nome de Luiz Henrique da Silveira. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, participou da entrega da obra e salientou que o investimento em inovação é a grande saída para que empresas recuperem sua atividade produtiva. Outras 12 cidades terão estruturas semelhantes, trabalhando a inovação de forma integrada: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Rio do Sul.

“Inovar é fazer os processos de forma diferente e tornar a atividade industrial mais produtiva. É, portanto, olhar para frente, avançar e propor novas medidas e encaminhamentos que aceleram o progresso”, ressaltou Côrte. “Santa Catarina tem sido destaque no processo inovativo em relação ao País pelas suas universidades e também pela cultura inovadora que caracteriza o industrial e o empresário catarinense. É importante ressaltar que em momentos de crise a inovação é a grande saída que as empresas têm para recuperar a sua atividade produtiva”, acrescentou.

O presidente da FIESC lembrou também os investimentos semelhantes que a entidade tem feito. “Também estamos investindo muito – mais de R$ 300 milhões – na implantação dos institutos de tecnologia e de inovação do SESI e do SENAI”, afirmou o industrial. Além do centro de inovação voltado à saúde do trabalhador, o SENAI ampliará sua estrutura com os institutos de Inovação em sistemas embarcados (Florianópolis) e em sistemas de manufatura e em laser (Joinville), além dos de tecnologia em automação e tecnologia da informação e da comunicação (Florianópolis); alimentos e bebidas (Chapecó); ambiental (Blumenau); eletroeletrônica (Jaraguá do Sul); logística (Itajaí); materiais e têxtil, vestuário e design (Blumenau).

O governador do Estado, Raimundo Colombo, afirmou que “este será o Vale do Silício da Serra catarinense” e lembrou que o desenvolvimento econômico do Estado passa por pesquisa e inovação, citando exemplos de indústrias que investem nessas áreas. “Somos o maior produtor e exportador de motores e compressores de geladeiras do mundo. Conseguimos isso fazendo pesquisa, investindo em tecnologia, criando espaço e oportunidade para as universidades em busca do conhecimento e, assim, nós nos transformamos numa referência para o mundo”, ressaltou.

Em Santa Catarina, os centros de inovação do governo abrigarão espaços como aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios, espaço para eventos e mostras, showroom das empresas instaladas, auditórios e salas de treinamento e de videoconferência. Os centros funcionarão regionalmente como estruturas de apoio às mais diversas iniciativas de inovação, educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de oferecer espaço para capacitação e formação de empreendedores, gestores e professores. O edital de ocupação será lançado no segundo semestre, detalhando as regras para seleção das empresas que integrarão o centro.

Durante a solenidade, Côrte, juntamente com o governador do Estado e demais autoridades, assinou o convênio Sinapse da Inovação, programa do governo catarinense que destinará recursos para startups selecionadas em editais.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br