Início da recuperação será em 2017, afirma Côrte em seminário com 400 lideranças do setor gráfico

Presidente da FIESC participou neste sábado (22) da abertura do 2º seminário sul brasileiro da indústria gráfica

Florianópolis, 22.10.2016 – “Depois de dois anos de uma recessão profunda, começamos a observar os primeiros sinais de reversão desse quadro, que apontam para uma melhoria dos indicadores de confiança, embora isso ainda não se reflita no aumento da produção. Estima-se que no início de 2017 possamos ter o começo de um processo de retomada gradual da geração de emprego”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, na abertura do 2º Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica, realizada neste sábado (22), em Florianópolis.

“Sem ser otimista em demasia, gostaria de refletir sobre o início de uma esperada recuperação das condições de demanda que tendem a se consolidar, provavelmente, a parir de 2017, já com melhoria na capacidade industrial instalada”, ressaltou. À uma plateia de cerca de 400 lideranças do setor, Côrte disse que há expectativa de ainda no primeiro trimestre de 2017 reverter o quadro de descendência para uma ascendência. Ele salientou que, apesar de a recessão já ter atingido seu ponto mais profundo, há ajustes que precisam ser feitos, e destacou a importância da PEC do teto dos gastos e da reforma da previdência.

O presidente da FIESC também fez um panorama do setor gráfico brasileiro e destacou que a atividade representa cerca de 3% na indústria de transformação nacional e é formada por 21 mil estabelecimentos que empregam cerca de 200 mil trabalhadores. Em 2015, a produção do setor totalizou R$ 45 bilhões.

Côrte também afirmou que os empresários devem liderar o processo de mobilização da sociedade para que o governo, de fato, tome as medidas necessárias. “Não temos opção a não ser essa de sermos protagonistas dessa nova página da história brasileira”, finalizou.

“O seminário traz um importante debate que são as transformações que nossas empresas precisam realizar para inovar num mercado altamente competitivo, especialmente com a chegada da indústria 4.0”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf-SC), Cidnei Luiz Barozzi. A entidade é a organizadora do evento que conta com o apoio da FIESC.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080