Indústrias serão orientadas sobre rotulagem de alimentos que causam alergia

Palestras, promovidas pelo SENAI em parceria com o SEBRAE, serão realizadas em Criciúma (10/8) e Braço do Norte (11/8) e vão abordar a nova resolução da Anvisa (RDC 26/2015)

Florianópolis, 28.7.2016 – Indústrias de Criciúma e Braço do Norte receberão orientações sobre a nova resolução da Anvisa (RDC 26/2015) que trata dos requisitos para rotulagem de alimentos que causam alergias. As palestras serão promovidas pelo SENAI/SC, entidade da FIESC, em parceria com o SEBRAE/SC. Em Criciúma o encontro será realizado no dia 10 de agosto, às 19 horas, no auditório do SEBRAE. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone 48 3403-2200. Em Braço do Norte, o evento será realizado no dia 11 de agosto, às 19h30, na Acivale. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone 48 3626-4580 ou 48 3658-3679.

A norma entrou em vigor no dia 3 de julho e abrange alimentos e bebidas. Conforme a Anvisa, os rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.

O descumprimento das disposições contidas na resolução constitui infração sanitária para as empresas, além de prejuízos de reimpressão de rótulos, retrabalho da equipe técnica e riscos à saúde dos consumidores.

Nos encontros também será apresentado o Programa SEBRAETec, iniciativa que está apoiando empresas na adequação à norma, com custos subsidiados. A iniciativa prevê consultoria técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080