A industriais do mobiliário, presidente da FIESC salienta sinais de retomada da economia

Côrte participou, nesta quarta (8), da posse da nova diretoria do Sindicado da Indústria do Mobiliário da Grande Florianópolis

Florianópolis, 09.02.2017 – O aumento de 37% nas exportações catarinenses em janeiro (na comparação com o mesmo mês do ano passado), a melhoria do índice de confiança do industrial e a desaceleração das quedas da produção industrial e da oferta de postos de trabalho na indústria são sinais de retomada da economia brasileira, mesmo vivendo uma crise mais intensa e duradoura que as anteriores. A análise foi feita pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a empresários do mobiliário da Grande Florianópolis, durante a posse da nova diretoria do sindicado industrial do setor, nesta quarta-feira (8), em São José. “2016 foi um ano duro, mas começam a aparecer os primeiros sinais que nos animam em relação às perspectivas de 2017”, disse Côrte, ressaltando que, por exemplo, o incremento das exportações obteve o maior índice para o mês de janeiro desde 1997.

O presidente da FIESC enfatizou a necessidade de as empresas buscarem melhorar sua eficiência, como forma de superar mais rapidamente a adversidade. Lembrou que dos dez maiores exportadores de móveis do País, oito utilizam os laboratórios de metrologia do SENAI. Citou o Programa Brasil Mais Produtivo, também oferecido pelo SENAI e em melhoria de produtividade e que já atendeu 31 indústrias catarinenses do setor, tendo mais 25 com contratos firmados. Côrte destacou que os cursos do SENAI para o segmento do mobiliário em Santa Catarina totalizaram 2,6 mil matrículas em 2016, 10% das quais na Grande Florianópolis. Ele disse que os investimentos em saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores também resultam em melhorias da competitividade da indústria e salientou a atuação do SESI na Grande Florianópolis, que mantém parcerias com 21 empresas na área educacional; 90, na área de saúde, e 70, com a rede de farmácias.

O presidente empossado do Sindicato da Indústria do Mobiliário, Júlio César Ferreira, destacou que a meta de sua gestão é ampliar o número de empresas associadas. Ao entregar o cargo, seu antecessor Orlíndio da Silva também ressaltou a importância do associativismo como forma de fortalecer a ação empresarial.

Côrte entregou a Ferreira um exemplar do caderno com as Rotas Estratégicas do Setor de Madeira e Mobiliário, preparado pela FIESC no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O Sindicato, por sua vez, prestou homenagem aos ex-presidentes.

Assessoria de Imprensa da FIESC
imprensa@fiesc.com.br