Indústria eleva vendas em maio

Alta não foi suficiente para reverter queda acumulada nos cinco meses

Florianópolis, 5.7.2017 – Após a queda observada em abril, os indicadores industriais voltaram a apresentar crescimento em maio, tanto no comparativo com o mês anterior, quanto em relação ao mesmo mês de 2016, mostra a pesquisa indicadores industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), divulgada nesta terça-feira (4). Na série livre de influências sazonais, o crescimento das vendas foi de 5,85% em maio.

Até maio, em relação ao mesmo período em 2016, os setores que registraram aumento nas vendas foram: equipamentos de informática e produtos eletrônicos (13,6%), produtos alimentícios (4,3%), produtos de metal (1,9%) e celulose e papel (1,5%). Entre os segmentos em que houve queda no faturamento estão bebidas (11,5%), produtos plásticos (9,2%), máquinas e equipamentos (8,1%), além de veículos automotores e produtos de madeira (7%). Clique aqui e veja a pesquisa.

Esse crescimento, entretanto, não foi suficiente para reverter o cenário de queda que tem sido observado em todos os indicadores da pesquisa no acumulado do ano, especialmente as perdas na massa salarial (-3,40%) e no pessoal empregado total (-2,50%). As vendas da indústria catarinense também acumulam queda de 2,31% até maio deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado.

Vendas nacionais: Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, na comparação do acumulado entre janeiro e maio com o mesmo período de 2016, todos os indicadores continuam negativos. O faturamento caiu  5,7%, as horas trabalhadas na produção recuaram 3,1%, o emprego diminuiu 4% e a massa real de salários encolheu 4,2%.

No entanto, o faturamento da indústria cresceu 5,5%, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,6% e a utilização da capacidade instalada subiu para 77,4% em maio na comparação com abril na série livre de influências sazonais.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina