Indústria debate proteção do conhecimento e propriedade intelectual

Seminário, focado na competitividade do setor industrial, foi realizado nesta terça-feira (21), na sede da Federação

Florianópolis, 21.06.2017 – A FIESC, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoveu nesta quarta-feira (21) o seminário “Competitividade industrial: boas práticas na proteção do conhecimento e propriedade intelectual”. O encontro, realizado na sede da Federação, apresentou e destacou a importância da propriedade intelectual e da proteção do conhecimento produzido no Brasil para a segurança e desenvolvimento do País. O evento teve apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Exército Brasileiro.

Natalino Uggioni, gerente executivo do IEL, entidade da FIESC, destacou a relevância do tema. “A propriedade intelectual pode ajudar a superar desafios de gestão, de competitividade, abrir acesso a novos mercados e estabelecer o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias com ganho de competitividade”, enfatizou Uggioni, acrescentando que é essencial aproximar o mundo acadêmico das demandas do setor industrial.

Para o professor Cláudio José Amante, da UFSC, a importância do evento é a produção de conhecimento. “Hoje se constitui o ponto de amadurecimento onde todas as entidades podem participar. Temos um grande potencial no modelo de ensino superior do Estado de Santa Catarina, que é constituído por universidades públicas e privadas e que formam uma rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)”, disse.

O seminário foi dividido em painéis, que debateram desafios e oportunidades – com palestras sobre vulnerabilidades do conhecimento estratégico, propriedade intelectual e competitividade industrial -, proteção do conhecimento – com discussões sobre proteção do conhecimento na defesa e o uso da propriedade intelectual na indústria como estratégia de negócios -, e boas práticas – com debates sobre recomendações aplicáveis às dimensões de proteção do conhecimento e boas práticas no âmbito da universidade.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina