Indústria de SC conhece oportunidades oferecidas pelo Exército

Tema foi debatido em reunião do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC, realizada nesta quinta-feira (24), em Florianópolis

Florianópolis, 24.11.2016 – Representantes de indústrias catarinenses conheceram as demandas do Exército que podem ser atendidas por empresas o Estado. “A relação das Forças Armadas do ponto de vista da contratação de bens e serviços não é diferente da pública”, afirmou o tenente coronel André Luis Vieira, durante apresentação em reunião do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), realizada nesta quinta-feira (24), em Florianópolis. Segundo ele, o Exército tem pelo menos R$ 2 bilhões em projetos contratados no médio e longo prazos, especialmente ligados às áreas de ciência e tecnologia.

Vieira destacou que só em pregões eletrônicos as compras governamentais federais passaram de R$ 6 bilhões em 2007 para R$ 8 bilhões em 2012, mas calcula que em 2014 deve ter alcançado R$ 14 bilhões. “Com o pregão eletrônico, aumentou a participação de empresas de micro e pequeno portes, pois o acesso ficou mais fácil”, explicou, lembrando que para participar do processo é necessário o cadastro no portal Comprasnet.

“Para atender às Forças Armadas é preciso entender a demanda e levar a solução. São os maiores orçamentos do Brasil”, disse o coordenador do Comdefesa, Cesar Olsen, ressaltando que as Forças Armadas compram desde alimentação até material bélico.