IEL/SC participa de ciclo de palestras do MCE e aborda inovação na crise

Inscrições para o evento que ocorre na FIESC nesta quinta-feira (2) são gratuitas

Florianópolis, 30.6.2015 – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realiza nesta quinta-feira (2) debate sobre inovação na crise. O evento, que ocorre na FIESC, integra ciclo de palestras promovido pelo Movimento Catarinense pela Excelência (MCE). Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.

Em ranking do The Global Innovation (2013), o Brasil ocupa a 64ª posição quando o assunto é inovação.  Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que indústrias inovadoras exportam 16% a mais do que aquelas que não inovam. Embora Santa Catarina reúna 2,3 mil indústrias que adotam o regime contábil do lucro real, apenas 90 delas se utilizam da Lei do Bem (11.196/2005), que oferece incentivos fiscais para a inovação.

Uma das iniciativas lançadas pela FIESC para elevar o número das empresas que utilizam as vantagens previstas nessa lei, é o programa de acesso aos incentivos fiscais e à inovação e transferência tecnológica (Profit). O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que observa a iniciativa como uma experiência piloto e que pode ser ampliada para outros Estados, já que o índice de adesão é baixo em todo o país.

O programa teve início em maio, com um seminário de sensibilização realizado em Joinville. Na sequência, será realizado diagnóstico com 100 indústrias catarinenses que cumprem os requisitos básicos. As 30 empresas desse grupo que avançarem mais no processo de desenvolvimento da gestão da inovação serão contempladas com uma consultoria para a adesão à lei. Em paralelo, o programa realizará um mapeamento dos provedores de soluções em inovação (institutos voltados ao desenvolvimento de pesquisa). No final do ano, será realizada rodada de negócios de transferência de tecnologia, na qual serão identificadas potenciais parcerias.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC