FIESC promove Corrida do Bem e mobilização pelo Sistema S

Evento reuniu neste domingo (4) cerca de 600 participantes na Beira Mar de São José

Florianópolis, 4.10.2015 – Cerca de 600 pessoas participaram neste domingo (4) da segunda edição do SESI Corridas do Bem e da Marcha pelo Futuro, uma iniciativa do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) em defesa de entidades como SESI, SENAI, SESC, SENAC, SENAR, SEST e SENAT. O evento foi realizado na Avenida Beira Mar de São José.

As ações em defesa do Sistema S foram reforçadas a partir do manifesto lançado pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM). Nele, as entidades observam que a diminuição dos recursos repassados pelo setor produtivo às entidade impactará mais de 1,5 milhão de trabalhadores diretamente beneficiados com os serviços oferecidos em Santa Catarina. Integram o COFEM as federações da indústria (FIESC), do comércio (FECOMÉRCIO); da agricultura (FAESC); das associações comerciais e industriais (FACISC); das associações de micro e pequenas empresas (FAMPESC); das câmaras de dirigentes lojistas (FCDL/SC); e das empresas de transportes de cargas (FETRANCESC).

“É preciso assegurar a continuidade desse belo trabalho que fazemos por meio das entidades do Sistema S. Vamos continuar unidos e trabalhando por um sistema ainda mais forte em Santa Catarina”, afirmou o vice-presidente da FIESC para a região Sudeste, Tito Schmitt, durante o evento. Para o presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário da Grande Florianópolis, Orlindio da Silva, entidades como SESI e SENAI se destacam em todo o País pelo apoio que prestam, principalmente, às pequenas e médias empresas.

A relevância dos serviços oferecidos pelas entidades é evidenciada pelos próprios participantes da Corrida do Bem. Anderson Cassol, que participou da corrida, concluiu em 2014 um curso técnico em programação web. Atualmente, ele é tecnólogo em redes na Dígitro, empresa de Florianópolis. “Os materiais e a didática dos professores são muito bons. Reduzir os recursos repassados a estas entidades prejudicaria a formação profissional, que é tão cara no Brasil”, avalia.

A colaboradora da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Maria Tereza Schultz, de 73 anos, também reconhece a contribuição das entidades ligadas ao Sistema S. “Os serviços oferecidos por estas organizações, que são privadas, suprem uma demanda que o governo não dá conta”, afirma Maria Tereza, que já atuou como dentista no SESI e no SESC. “O que SESI e SENAI executam em termos de educação é excepcional”, acrescenta.

No Estado, o SESI e o SENAI possuem 335 unidades. Em 2014, o SESI realizou 150 mil matrículas em serviços educacionais, oferecendo 180 locais de atendimento a jovens e adultos. Mais de 3,2 milhões de atendimentos em saúde e 800 mil atendimentos em segurança e saúde foram realizados, beneficiando 289 mil trabalhadores. O SENAI, grande vencedor do Mundial de Profissões, oferece a melhor educação profissional do mundo. No ano passado, realizou 190 mil matrículas, dedicando 66% delas à gratuidade.

SESI Corridas do Bem – Vinícius Alan Galafassi, de 16 anos, mostrou aos participantes do SESI Corridas do Bem que é possível superar qualquer barreira com a prática esportiva. Vítima de uma lesão cerebral que reduziu sua capacidade motora, ele encontrou na corrida uma forma de evoluir ainda mais na busca por sua independência. Sempre com o apoio do pai, José Ricardo Galafassi, o jovem já enfrentou cerca de 80 provas de corrida no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Para 2016, planeja disputar provas no Peru. “Eu sempre participei de corridas e, quando o Vinícius passou a notar as medalhas e troféus de participação, também quis”, conta o pai. “Ele gosta de desafios e já cumpriu provas de até 13 km”, revela José Ricardo.

Além de Vinícius, José Ricardo e a esposa tem uma filha que foi adotada aos 10 anos de idade. Hoje, ela está com 15 anos. A família, que é natural de Videira, mas hoje vive em Florianópolis, acredita que a ação social promovida por meio do esporte é uma forma assertiva de auxiliar instituições, como a Associação Social Arquidiocesana.

O SESI Corridas do Bem é promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da sua entidade, em parceria com a Arquidiocese de Florianópolis. Os recursos obtidos por meio desta mobilização serão revertidos para as obras sociais realizadas por 70 paróquias catarinenses. A última edição da Corrida do Bem será realizada em Itajaí no dia 29 de novembro. Mais informações no site www.corridasdobem.com.br, pelo telefone (48) 3381-9149 ou pelo e-mail humberto.martins@sesisc.org.br .

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa - FIESC