FIESC lança livro sobre os 65 anos de fundação da entidade

Publicação foi lançada nesta sexta-feira (22), no encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense

Florianópolis, 22.05.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou o livro “FIESC 65 anos: O passo à frente da indústria catarinense”, em comemoração ao aniversário de fundação da entidade, celebrado no dia 25 de maio. O lançamento da publicação foi realizado no encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, na manhã desta sexta-feira (22), na sede da FIESC, em Florianópolis. A obra foi produzida pela Editora Expressão e é assinada pelo jornalista Nei Duclós.

“O foco deste livro, baseado nas pesquisas mais recentes sobre a indústria brasileira, é a inovação, que define a vocação da indústria catarinense e o perfil da nossa gestão. Aqui, damos detalhes das ações empreendidas para que a indústria e seus líderes possam dar mais um passo à frente no fascinante trabalho pelo desenvolvimento”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na apresentação da obra.

O livro tem 166 páginas e é dividido em oito capítulos, que relatam os primórdios da indústria do Estado e o pioneirismo de imigrantes que iniciaram as atividades do setor. A publicação mostra, por exemplo, que a primeira indústria catarinense – a Serraria do Príncipe −, foi fundada em Joinville, em 1856, cerca de cinco anos após a chegada do maior fluxo de imigrantes alemães à região.

A obra fala ainda da criação da FIESC, traz um perfil das principais empresas e lideranças do Estado, aborda o salto dos anos 1970, a década do milagre econômico. Mostra as dificuldades dos anos 1980, considerada por muitos a “década perdida”, e apresenta os paradigmas dos anos 1990, quando a globalização trouxe novos paradigmas e desafios. A publicação conta um pouco do novo milênio, que trouxe conceitos como qualidade total e sustentabilidade, com mudanças radicais que beneficiaram as atividades produtivas. Além disso, há um capítulo dedicado à nova revolução industrial, focada na inovação e na tecnologia.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080