FIESC lança aliança pela saúde do trabalhador em congresso mundial

Em missão nos Estados Unidos, delegação catarinense apresenta iniciativa no Global Healthy Workplace Awards and Summit

Florianópolis, 07.06.2016 – A FIESC, por meio do SESI/SC, lançou nesta terça-feira (07), em Washington, nos Estados Unidos, a Aliança Saúde e Competitividade no congresso mundial Global Healthy Workplace Awards and Summit. Esta é a versão catarinense da iniciativa Aliança Global para Ambientes de Trabalhado Saudáveis, que objetiva engajar lideranças mundiais na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, aprimorando a competitividade.

A Aliança Saúde e Competitividade prevê ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. “Acreditamos que nossa proposta de auxiliar as companhias na adoção de boas práticas, promoverá ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Investir nas pessoas e em bons ambientes de trabalho promove um valor diferencial para a competitividade das empresas catarinenses, para o Brasil e para o mundo. Em outras palavras, boa saúde é um bom negócio”, afirmou o presidente da FIESC e Embaixador Global de Promoção da Saúde e Bem-Estar nos Ambientes de Trabalho, Glauco José Côrte.

“No Brasil, o empresariado catarinense muito tem feito para desdobrar ações que demonstram atenção com as vidas dos seus trabalhadores. Hoje, convidamos a todos a estender essa compreensão, para reposicionarmos segurança e saúde como um dos fatores estratégicos para a competitividade”, enfatizou Côrte. “Gostaríamos de sugerir a vocês fazerem esta Aliança com os stakeholders de seus países. Agindo assim, juntos vamos mudar o mundo – um ambiente de trabalho por vez”, completou Côrte. A delegação ainda participou de reunião com lideranças do Nacional Institute of Occupacional Safety and Health (NIOSH), a agência do governo dos Estados Unidos. Ela é responsável por apoiar a promoção de segurança e saúde nos ambientes de trabalho norte-americanos. O NIOSH é parceiro do SESI em nível nacional.

Forma de atuação

A Aliança atuará em quatro eixos. Primeiro, conhecerá as necessidades das indústrias em saúde e segurança e seus impactos sobre a competitividade. Isto subsidiará empresários a tomarem decisões baseadas em evidências, colocando a saúde em uma pauta estratégica. Em seguida, serão feitas ações de sensibilização de líderes industriais e trabalhadores sobre a importância e benefícios do investimento em promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Na sequência, serão realizadas mobilizações nas indústrias, trabalhadores e redes de parcerias, para o desenvolvimento de ações integradas para saúde e competitividade. Por fim, a FIESC e suas entidades, oferecerão soluções para o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde de forma integral.

Missão

O objetivo da missão do SESI é estabelecer uma rede de referência nacional e internacional para promoção da saúde dos trabalhadores e da competitividade da indústria. Ao longo da missão, será realizada integração com líderes institucionais e empresariais na área para a construção de novos conhecimentos e ações de desenvolvimento humano para o setor industrial. A equipe ainda participará de reunião com lideranças do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na sequência, a equipe seguirá para a Universidade de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224