FIESC Indústria & Cultura traz a Florianópolis espetáculo premiado pelo Vaticano

“1717” é inspirado na história da padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida. Os ingressos para o evento são gratuitos e devem ser retirados, antecipadamente, na recepção da FIESC

Florianópolis, 14.7.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina, por meio do projeto FIESC Indústria & Cultura, e a Dois Pontos Cia de DançaTeatro apresentam o espetáculo “1717” na próxima quinta-feira, dia 21, às 19 horas. O evento ocorre no auditório da Federação das Indústrias, em Florianópolis. A obra tem como tema a história de Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada em outubro de 1717 no rio Paraíba do Sul, região de Guaratinguetá (SP), e que se tornou o primeiro ícone religioso nacional.

Clique aqui para conferir trechos do espetáculo.

O projeto FIESC Indústria & Cultura tem o objetivo de disseminar a cultura, auxiliando, principalmente, artistas que estão no início da carreira. Para a apresentação na FIESC, a montagem será adaptada e terá duração de 45 minutos. Os ingressos para o evento são gratuitos e devem ser retirados, antecipadamente, na recepção da FIESC. Informações adicionais pelo telefone 48 3231-4301.

Prestes a completar 300 anos, a devoção brasileira pela santa instigou os diretores Alexandra Klen e Ricardo Tetzner a desenvolverem este trabalho de dança-teatro, que é a primeira montagem da companhia fundada em janeiro de 2015, na capital catarinense. Para levá-la ao palco, eles a coreografaram em quatro atos, encenados por sete bailarinos: “Anunciação” (a feitura em barro da mãe de Jesus e sua aparição no rio), “Peregrinação” (fé a caminho do santuário ou de si mesmo), “Pedidos e Agradecimentos” (profusão de milagres) e “Destruição e Coroação” (tempestade de pecados e a nova rainha).

A escultura, enegrecida pela ação da água, foi retirada do rio em dois pedaços – o corpo e depois a cabeça – pela rede de pescadores que rezavam à Virgem Maria pedindo que a pesca fosse farta. Unidos os pedaços, as redes passaram a trazer muitos peixes e o acontecimento foi considerado a primeira intercessão da Santa, mais tarde aclamada padroeira do Brasil.

Turnê internacional - A Dois Pontos prepara-se para exibir o espetáculo na Itália, no dia 12 de outubro, a convite do Collegio Pio Brasiliano. A instituição reúne nessa data, todos os anos, brasileiros residentes na Itália e a comunidade diplomática do Brasil em Roma e na Santa Sé. “1717” é a primeira iniciativa artística brasileira a receber o “patrocínio santo” do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano. A chancela reconhece o valor cultural e artístico da montagem.

Espetáculo 1717
Quinta-feira, 21 de julho, 19h