FIESC faz balanço da economia na ALESC e avalia melhora do cenário econômico

Em apresentação nesta quarta-feira (10), presidente da instituição disse que apesar da crise, o setor produtivo não se deixou contaminar pelo momento de incerteza e continua investindo, produzindo e gerando empregos

Florianópolis, 10.5.2017 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, disse que apesar da crise econômica, social, ética e política pela qual o Brasil está passando, o setor produtivo não se deixou contaminar pelo momento de incerteza e continua investindo, produzindo e gerando empregos. Ele apresentou um balanço econômico na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta quarta-feira (10), em Florianópolis. “Sem dúvida, a Assembleia é um parceiro que nos ajuda a contribuir para a recuperação da nossa economia e para a geração de empregos”, afirmou. A iniciativa faz parte do projeto A indústria e o Parlamento, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e o setor produtivo.

Côrte ressaltou o apoio e a atenção que os pleitos da indústria têm recebido dos deputados. “Somos gratos pela atenção que os deputados e o parlamento catarinense dão aos pleitos do setor produtivo, particularmente para a indústria. Sabemos que nem sempre os projetos podem convergir, mas o importante é que nunca nos faltou atenção e resposta às demandas que apresentamos à Assembleia”, declarou.

Em relação aos números da economia catarinense, Côrte destacou que o Estado tem 52 mil indústrias e 766 mil trabalhadores. O setor responde por 35% do total dos empregos com carteira assinada em Santa Catarina, por 56% das exportações do Estado e tem uma participação de quase um terço na formação do PIB. “Santa Catarina apresenta índices que indicam o início do processo de recuperação da economia porque crescemos em produção industrial e em exportação. Na geração de empregos somos um dos Estados que mais criou vagas no primeiro trimestre do ano. Então, são dados extremamente positivos que nos levam a acreditar que, de fato, nos próximos meses devemos consolidar esse processo de crescimento”, avaliou.

O presidente da FIESC também resumiu as principais ações realizadas pela entidade e destacou o Movimento Santa Catarina pela Educação, que tem mais de 2,2 mil signatários, a Rede SENAI de Tecnologia e Inovação, formada por 10 institutos, que recebeu em 2016 aporte de R$ 23 milhões, além do Instituto SESI de inovação em tecnologias para segurança e saúde no trabalho. Na área de saúde e segurança, Côrte informou que no ano passado foram atendidos 429 mil trabalhadores, realizados 412 mil procedimentos odontológicos e aplicadas 418 mil doses de vacinas. Também foram atendidas mais de 500 indústrias em ações de internacionalização e concluídas 60 negociações coletivas.

Durante o encontro, os deputados destacaram a atuação da FIESC e a importância da indústria. O deputado Nilson Berlanda disse que enquanto o país passa por enormes dificuldades, Santa Catarina se sobressai. “Imagine quando a economia voltar a crescer. Parabéns pelo trabalho e pelos dados. Isso nos deixa motivados a cada dia que passa”, declarou. Darci de Matos destacou a importância da indústria e disse que a FIESC “tem uma atuação forte na defesa do setor industrial e não poderia ser diferente, atuando em tecnologia, inovação, incentivando e alavancando o setor econômico, defendendo e interagindo com o parlamento de forma excepcional”. Ele também destacou a importância da manutenção dos serviços prestados pelas entidades do chamado Sistema S, como SESI e SENAI. O deputado Manoel Mota disse que se Santa Catarina tem dado resposta na hora da dificuldade e isso é fruto de um trabalho de organização e de investimento. “Como parlamentares, ficamos orgulhosos de ver o Estado despontando como um dos primeiros no País”, ressaltou. Para o deputado Altair Silva, “a FIESC criou uma marca que representa todos os catarinenses e o setor industrial. É a marca da inovação, que está sempre à frente do tempo”. Valdir Cobalchini, por sua vez, declarou que “a liderança de Côrte à frente da FIESC a faz ser uma entidade respeitada em todo o Estado, sendo também destaque entre as demais federações de indústria no país”. Jean Kuhlmann fez referência ao trabalho de toda a equipe da FIESC, liderada por Côrte, e ao trabalho do pai do presidente da FIESC, José Viera Côrte, que dá nome a uma escola em Blumenau. Também destacaram o trabalho da Federação os parlamentares Maurício Eskudlark, Natalino Lázare, Mario Marcondes e Kennedy Nunes.