FIESC entrega Prêmio de Jornalismo 2014

Profissionais foram reconhecidos na manhã desta sexta-feira (21) durante reunião de diretoria da entidade, realizada em Florianópolis

Florianópolis, 21.11.2014 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou o Prêmio FIESC de Jornalismo 2014, nesta sexta-feira (21), em Florianópolis, durante reunião de diretoria da entidade. Foram reconhecidos os jornalistas Alexsandro Vanin, da Revista Empreendedor; Karine Wenzel, do Diário Catarinense; Eduardo Cristófoli, da RBS TV Chapecó; e Ana Carolina Vaz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou a excelência dos trabalhos apresentados e frisou o valor do trabalho da imprensa. "Gostaria de registrar a importância de termos no País uma imprensa livre e a admiração pela imprensa de Santa Catarina, que é valorosa, imparcial e avalia com correção as nossas ações e desempenho. E é assim que tem que ser. Tem que criticar, avaliar e sugerir. Temos recebido essa contribuição da imprensa para melhorar o nosso serviço", disse.

"Ficamos felizes com a premiação. Recebemos justamente no ano em que a Revista Empreendedor completa 20 anos", afirmou Vanin, que falou em nome dos ganhadores. Reconhecido na categoria Texto pela reportagem "Estado de Inovação", ele disse que o desafio é sempre apresentar aos leitores da publicação negócios inovadores. Também foram agraciadas as jornalistas Mariana Rosa, Raquel Rezende e Leda Malysz.

"É uma honra e uma motivação muito grande para seguir fazendo trabalhos como este", afirmou Eduardo Cristófoli, vencedor na categoria Audiovisual com o trabalho "S.O.S Rodovias". Ele contou que a equipe de reportagem, que saiu de Paraíso, no Extremo-Oeste do Estado, e seguiu até o Porto de Itajaí, fez boa parte do trajeto de caminhão. Eles percorreram as BRs 282 e 470 e mostraram as deficiências que as rodovias apresentam tanto para o setor produtivo quanto para os cidadãos. Também integraram a reportagem Eduardo Menezes, Martin de Moraes, Paulo Dall Bello e Kalil Crespo.

Na categoria Destaque Acadêmico, a premiada foi a reportagem "A nova cara da indústria", elaborada pelos estudantes da UFSC Ana Carolina Vaz, Dener Alano e Gabriel Neves. Eles foram orientados pela professora Cárlida Emerim Jacinto Pereira.

Ainda na categoria Texto recebeu Menção Honrosa a jornalista Karine Wenzel, pela reportagem "Terra do Emprego", publicada no Diário Catarinense. O trabalho contou com a participação dos jornalistas Julia Pitthan, Jacson Almeida, Darci Debona, Mônica Foltran, Marcelo Camacho, Janaina Cavalli e Paulo Carvalho.

Os vencedores nas categorias Texto e Audiovisual receberam prêmio no valor bruto de R$ 17 mil cada. A premiada na Destaque Acadêmico recebeu tablet iPad Air Wi-Fi + 4g 64 Gb.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, destacou que a entidade apoia a iniciativa há quase trinta anos. "É o mais importante prêmio da imprensa em Santa Catarina. Os veículos de comunicação e os profissionais são estimulados", afirmou.

A comissão julgadora foi composta pelo jornalista e professor Hélio Ademar Schuch; economista Flávio Lopes Perfeito, representando o Conselho Regional de Economia (Corecon/SC); jornalista Rogério Kiefer, representando a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), jornalista Valmor Fritsche, representando o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, e o jornalista Euclides Lisboa.

O Prêmio FIESC de Jornalismo foi criado em 1985 para reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação social nas áreas de pesquisa, divulgação de dados e reportagens com foco na indústria catarinense e na contribuição do setor produtivo ao desenvolvimento do Estado e do País.

Clique aqui e veja a cobertura completa da premiação.

Dâmi Cristina Radin
Assessoria de Imprensa da FIESC