Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC e delegação chinesa debatem cooperação na área de energia

Encontro foi realizado nesta quinta-feira (19), em Florianópolis

 

Florianópolis, 19.11.2015 – O tema energia foi debatido em reunião entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Governo do Estado e representantes das empresas chinesas XD Group e CEE Power. O encontro, realizado nesta quinta-feira (19), em Florianópolis, foi conduzido pelo presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Müller, e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini. 

Müller defendeu mais encontros como este para incentivar investimentos estrangeiros em Santa Catarina. “A integração do setor produtivo com a iniciativa privada e o governo é essencial para ampliarmos os investimentos no Estado”, afirmou. O industrial destacou ainda as principais fontes energéticas no Estado: grandes hidrelétricas (60%), usinas térmicas à base de carvão (24%) e pequenas centrais hidrelétricas (12%). Citou ainda o potencial eólico dos municípios de Água Doce, Bom Jardim da Serra e Laguna. A indústria consume 42% da energia produzida em SC. 

Durante o evento, os chineses puderam conhecer mais sobre o Programa de Desenvolvimento da Industrial Catarinense (PDIC), que traça os setores estratégicos para Santa Catarina e estabelece ações prioritárias para estimular a competitividade desses segmentos. 

Para Chiodini, Santa Catarina está na vanguarda do Brasil. “Somos um Estado com bons índices em educação, distribuição de renda e com potencial logístico. Por meio da agência de atração de investimentos, queremos dar continuidade às conversas para que a economia do Estado continue a crescer”, afirmou.

A CEE Power produz equipamentos elétricos de alta e baixa tensão, acessórios para cabos e produtos relevantes. Atua também no desenvolvimento de produtos pré-fabricados. A estatal XD Group, da província de Xian, reúne mais de 40 empresas e possui 18 mil colaboradores. Seu principal negócio inclui pesquisa e desenvolvimento, design, produção e transmissão de energia e equipamentos de distribuição e controle. 

 

Elida Hack Ruivo
48 3231 4244
48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.