Em parceria com o Rotary, FIESC implantará 12 laboratórios de informática

Anúncio foi feito pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, neste sábado (20) durante conferência promovida pelo Rotary Club, em Palhoça

Palhoça, 20.5.2017 – Doze laboratórios de informática serão implantados em escolas públicas parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação, iniciativa liderada pela FIESC, em parceria com o Rotary Club (distrito 4651). O anúncio foi feito pelo presidente da Federação, Glauco José Côrte, neste sábado (20), em Palhoça, durante conferência promovida pelo Rotary, que em 2016 assinou termo de cooperação com o Movimento.

Cada laboratório será equipado com 20 computadores com rede sem fio e a FIESC atuará na capacitação de docentes. Ao todo, o projeto terá um investimento de US$ 140 mil dólares e será viabilizado com recursos do Rotary, que neste ano completa 100 anos no mundo. “Estamos convencidos de que a única forma de transformar o País em uma nação do bem é através da educação”, ressaltou Côrte.

Em conversa com os rotarianos, Côrte destacou que um dos principais desafios enfrentados pelo setor produtivo é a baixa escolaridade do trabalhador. Em Santa Catarina, 61% dos trabalhadores da indústria, do comércio, da agricultura e dos transportes possuem a educação básica completa. O industrial lembrou que esse fator interfere diretamente na produtividade do trabalhador. “Essa foi uma das razões que motivou a FIESC a implantar o Movimento em Santa Catarina”, assinalou.

Côrte citou os efeitos da manufatura avançada, entre eles, a tendência de que mais de 5,1 milhões de empregos sejam perdidos até 2020 em decorrência das mudanças do mercado de trabalho. Ele lembrou ainda que 30% dos empregos atuais não existiam 10 anos atrás e 65% das crianças executarão empregos que não existem hoje. “Como estamos nos preparando para esse novo mundo do trabalho? As novas formas de produção exigirão equipes multidisciplinares com elevado conhecimento técnico e o desenvolvimento de habilidades como capacidade de retenção de diferentes áreas de conhecimento”, afirmou.

O industrial destacou ações do Movimento SC pela Educação como o Dia da Família na Escola, jovens embaixadores, atividades voltadas à formação do docente e o apoio que a iniciativa recebe de outros setores e também dos trabalhadores. “A tarefa da educação é da sociedade, é tão importante que não pode ser apenas uma missão do Estado, precisamos do envolvimento de todos”, defendeu o presidente da FIESC, que pediu mais diálogo entre pais e filhos e maior envolvimento nas questões escolares.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina