Em Joinville, FIESC e ACI promovem encontro entre indústria e imprensa

Próximos eventos serão realizados em Blumenau (14/7), Lages (26/7) e Chapecó (5/8)

Florianópolis, 12.7.2016 – O empresário é a base da transformação do País e, pela liderança que exerce na comunidade, precisa construir um relacionamento saudável com a imprensa. A opinião foi apresentada pelo jornalista Paulo Alceu, da RIC-Record, durante o primeiro encontro da série Indústria e Imprensa: um diálogo produtivo, realizado em Joinville nesta terça-feira, dia 12. Programados também para as cidades de Blumenau, Lages e Chapecó, os eventos têm o objetivo de promover a aproximação entre os dois setores, por meio de uma troca de ideias e experiências relativas à comunicação. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e faz parte também do calendário de celebração dos 185 anos de fundação da imprensa catarinense e 84 anos da ACI.

Presidente do Sindicato da Indústria do Plástico, além de diretor da FIESC e da Termotécnica, Albano Schmidt, reforçou que o empresário deve estar disposto a falar com os jornalistas e expor com clareza e correção informações e pontos de vista. Ele citou como exemplo o trabalho de contato com a imprensa que o setor em que atua faz sobre a polêmica do uso de sacolinhas plásticas distribuídas pelos supermercados.

Para Alencar Lehmkuhl, diretor da Tigre, as empresas devem construir uma “comunicação coerente e produtiva, alinhando o discurso com a prática; promover a informação, com conhecimento e correção, para sustentar o relacionamento com a imprensa”. Ele ressaltou ainda que é necessário ter profissionais não apenas para momentos de crises, mas também para promover o relacionamento diário.

O diretor da EDM Logos, Ely Diniz, destacou que a credibilidade das empresas como fonte de informação e de suas assessorias de imprensa se torna ainda mais relevante diante de um quadro de mudanças que vêm afetando a imprensa. “Há um enxugamento das redações e os profissionais devem atuar em diversas funções”, disse. Neste quadro, é cada vez mais relevante a correção da informação transmitida à imprensa.

“A FIESC defende uma imprensa livre como elemento fundamental para o fortalecimento da democracia”, afirmou o primeiro vice-presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. Em sua análise, os dois setores – empresarial e imprensa – devem exercitar uma relação duradoura e saudável. Para o vice-presidente regional da FIESC, Evair Oenning, a integração entre os dois setores deve ser permanente, como forma de aumentar a confiança mútua.

A proposta dos encontros com a imprensa é que, principalmente a partir de situações práticas vivenciadas pelos painelistas, sejam discutidas a importância do contato entre o setor empresarial e a sociedade por meio da imprensa, além de alternativas e propostas para tornar esse contato cada vez mais produtivo para todos os envolvidos. O encontro de Blumenau, na próxima quinta (14), no Moinho do Vale, terá a participação de Cláudio Prisco (SBT SC), Pedro Machado (Jornal de Santa Catarina), Hans Bethe (Imperial Luminárias/Simmmeb) e Carlos D'Amaral (Hering/ACIB). Em Lages, no dia 26, no SESI, os debates serão abertos por Estela Benetti (DC), Mauro Maciel (Correio Lageano), Anderson de Souza (J de Souza) e Giordan Heidrich (Estrutural Administração). Já Em Chapecó, dia 5 de agosto, no Hotel Lang Palace, os debates serão conduzidos por Moacir Pereira (Grupo RBS), Darci Debona (DC), Neivor Canton (Aurora) e Gelson Dalla Costa (Apti Alimentos). Todos os eventos estão marcados para as 10 horas e têm a moderação do presidente da ACI, Ademir Arnon.

Nos encontros também é apresentado o Prêmio FIESC de Jornalismo 2016, que está com as inscrições abertas.