Em encontro de negócios, SC busca estreitar relação com Taiwan

Empresários conheceram o Taitra, uma organização voltada a promoção de parcerias comerciais no país asiático

Florianópolis, 7.8.2015 – A relação comercial entre Santa Catarina e Taiwan pode se estreitar ainda mais com as facilidades apresentadas em encontro de negócios promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta-feira (7), em Florianópolis. Empresários catarinenses conheceram o Taitra (Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan), uma organização ligada ao governo, mas sem fins lucrativos, que busca promover relações comerciais e de investimentos em Taiwan.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou iniciativas de cooperação já existentes entre o Estado e o país asiático. “Temos uma boa relação desde 2005, quando assinamos o acordo de cooperação. Já tivemos missão em 2013 para Taiwan e eles têm uma posição importante no mercado externo”, lembrou Côrte. Taiwan é a 25ª economia mundial e o setor industrial é responsável por 29% das riquezas geradas pelo País. “Temos uma relação antiga e queremos estreitar cada vez mais esse laço. Precisamos manter e ampliar o volume de negócios entre Santa Catarina e Taiwan”, completou o presidente da FIESC.

O diretor do Taitra, Krist Yen, chamou a atenção para as inúmeras oportunidades de negócio com o País. “O desenvolvimento de parcerias é fundamental para a promoção de investimentos no nosso País”, afirmou Yen, convidando todos a visitar Taiwan.

“O Taitra identifica fornecedores para encontros comerciais de acordo com o perfil procurado pela empresa”, explicou o gerente de projeto do Taitra, Chiang Chih Wei. Além do governo, a organização conta com o apoio de associações comerciais e industriais e auxilia empresas interessadas em incrementar a competitividade internacional. Entre as ofertas do Taitra estão reuniões exclusivas com potenciais fornecedores, participação em feiras de prospecção de mercado e capacitações.

Quem usufrui dos benefícios da parceria com o Taitra é a indústria catarinense Intelbras, de São José. A partir de 2001, a empresa ampliou suas operações no exterior, implantou escritórios no México e em Taiwan e hoje exporta para 19 países. Segundo a gerente de compras e logística da Intelbras, Dionne Lescowich, 5% do faturamento é investido em pesquisa e desenvolvimento. “Temos uma parceria de dez anos com o Taitra que facilita o nosso contato com fornecedores asiáticos”, afirma Dionne. “Por intermédio da organização desenvolvemos benchmarking, participamos de feiras e prospectamos fabricantes de componentes e equipamentos eletrônicos”, completa. Atualmente, a Intelbras possui 40 fornecedores em Taiwan.

As exportações catarinenses para Taiwan aumentaram significativamente no período de janeiro a julho de 2014, quando o Estado embarcou US$ 40 milhões em soja, motocompressores herméticos, resíduos de aço, couro, entre outros. Em 2013, no mesmo período, Santa Catarina exportou US$ 16,5 milhões. As importações catarinenses para o país asiático acumulam queda de janeiro a julho deste ano (11%). Taiwan ocupa a 9º posição entre os principais destinos dos produtos catarinenses.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC