EducaRH enaltece a importância da qualificação dos profissionais da indústria

Evento promovido pela FIESC em parceria com a ABRH-SC foi realizado nessa quarta-feira, em Criciúma

Florianópolis, 7.10.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou nessa quarta-feira (7) a última edição do workshop EducaRH. O evento que ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, foi o último dos 16 encontros realizados em todo o Estado, de abril a outubro deste ano, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). O EducaRH tem como principal objetivo construir, de forma colaborativa com as empresas, as bases de um plano de desenvolvimento de pessoas que promova a devida qualificação da força de trabalho visando atender as demandas atuais e futuras das empresas.

“Entendemos que a educação é primordial para o crescimento da indústria. Temos instalada aqui em Criciúma a Câmara de Educação cuja proposta é melhorar a qualidade do ensino na região. Além da importância de trabalhar com os alunos, pais e gestores das instituições de ensino, nós vimos uma necessidade de contar com a colaboração dos profissionais de RH, já que por meio deles, podemos elevar a qualificação dos profissionais da região. Tudo isso por meio de incentivos que as empresas podem realizar”, explica o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

A necessidade de profissionais preparados para o mundo do trabalho também foi exaltada pelo presidente da ABRH Regional de Criciúma, André Topanotti. “A FIESC tem sido uma das principais parceiras da ABRH e iniciativas como esta contribuem para o desenvolvimento da nossa indústria que precisa se fortalecer cada vez mais com o conhecimento que pode ser repassado para as pessoas”, garante.

Durante o evento os trabalhos desenvolvidos pelo movimento A Indústria pela Educação, gerido pela FIESC e que visa articular e influenciar diversos setores da sociedade para superar a fragilidade da educação, foram exaltados pelo diretor do Senai de Criciúma, Silvio Bitencourt.

No encontro, também foi realizada a palestra com o consultor da SBA Associados, Ozinil Martins de Souza, que falou sobre desafios e oportunidades em relação à educação e competitividade no mundo do trabalho. “A intenção com esta palestra é deixar os profissionais intranquilos para que possam promover uma mudança, a partir da sua empresa. A educação é um compromisso muito sério e que precisa ser fortemente trabalhado. Ela é fator-chave para garantir a competitividade na indústria”, enaltece Souza.

Plasson - Durante o EducaRH, o trabalho desenvolvido pela empresa Plasson foi destacado pelo diretor geral da empresa no Brasil, Frank Hobold. Com o foco na formação dos colaboradores, a empresa foi reconhecida no Prêmio Fiesc A Indústria Pela Educação. “Desde que iniciamos os trabalhos, procuramos incentivar os nossos colaboradores sobre a importância da educação, já que acreditamos que a empresa só terá bons resultados se os profissionais estiverem qualificados”, garante.

A projeção da indústria para este ano é investir de R$ 600 mil a R$ 700 mil em incentivo à educação do trabalhador, especialmente por meo do programa de bolsas de estudos. “É um investimento que fazemos e que vemos a diferença no dia a dia da empresa”, enaltece Hobold.

Os profissionais que participaram dos encontros em todo o Estado agora integram uma rede de compartilhamento de boas práticas, o grupo público EducaRH, disponível no Facebook. A partir das contribuições coletadas em cada encontro, as entidades organizarão um guia sobre estratégias para o desenvolvimento de pessoas nas empresas, resultado da ação colaborativa dos participantes destes workshops. O documento será disponibilizado no site do Movimento A Indústria pela Educação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina